sexta-feira, 29 de junho de 2007

Magny-Cours, sexta-feira




A Ferrari evoluiu, isto é fato. Só resta saber se a evolução é suficiente para bater a McLaren. Hoje, nos primeiros treinos livres, a equipe italiana bateu sua principal rival com facilidade.Kimi e Massa fizeram 1-2 nas duas sessões, apenas invertendo as posições na segunda sessão.


O dia não foi dos melhores para a McLaren: na primeira sessão, Alonso foi o terceiro e na segunda foi apenas o oitavo; Lewis Hamilton teve problemas em seu carro na primeira sessão, ficando apenas na sexta posição e na segunda sessão foi o quarto, entre as surpresas do dia: Scott Speed e Vitantonio Liuzzi, em terceiro e quinto, respectivamente.


Robert Kubica, que está de volta após o impressionante acidente no Canadá, ficou em nono na primeira e em 12º na segunda sessão.


Não acredito que a diferença entre McLaren e Ferrari seja tão grande amanhã como foi hoje. É apenas uma opinião... o tempo dirá se estou certo ou errado...


As tabelas da primeira e segunda sessão, respectivamente, by Grande Prêmio:





quinta-feira, 28 de junho de 2007

"Pacotão" 2011




Ontem(27), em Paris, o Conselho Mundial da FIA analisou algumas das propostas do "pacotão" previsto para a temporada de 2011. Propostas como estas:


- "Sobre eficiência do motor, a idéia é que a potência seja reduzida por meio de uma taxa máxima de transferência de energia. Também visam reduzir a quantidade de cilindros a quatro — atualmente são V8 —, com capacidade entre 1,3 e 1,5 L, sem limite de giros."

- A entidade pretende diminuir em 50% o arrasto aerodinâmico e em 40% a potência necessária para manter as atuais velocidades.


"A federação ressalta na nota enviada à imprensa que ainda não se trata de uma posição oficial, mas que sirva de consenso e gere discussões entre equipes e montadoras a partir destas propostas." (ver matéria completa no Grande Prêmio)


Caso alguém se interesse, os arquivos, em Inglês, diretamente do site oficial da FIA:

Formula One 2011: Chassis Regulation Framework
Formula One 2011: Power-Train Regulation Framework


Ficou um pouco mais claro em relação ao que foi inicialmente apresentado por Max Mosley há algum tempo. Mas ainda faria de outra maneira se fosse eu o presidente da entidade máxima do automobilismo mundial. Assuntos que sequer foram mencionados, que ao meu ver deveriam ser modificados, recriados e/ou extintos.


Pretendo, em breve, escrever sobre o assunto.

terça-feira, 26 de junho de 2007

Parabéns Gabi!!

Neste "post" deixarei um pouco o "mundo da F1" de lado para parabenizar uma pessoa muito especial: minha namorada, Gabriela, que faz aniversário hoje.


Gabi, no "Grande Prêmio" do qual participa este ano você será agraciada com a vitória tão sonhada, tenha certeza.


Estarei sempre ao seu lado, farei o possível e o impossível para que você seja feliz!! É o mínimo que você merece!! E lhe darei mais, muito mais...


Parabéns!! Muita sáude!! Tudo de bom e mais um pouco!!


São os votos do seu namorado:

Gabriel Souza


P.S.: curta a música, sei que vai lembrar de algo...


segunda-feira, 25 de junho de 2007

Alterações na F2007

Durante os testes realizados na semana passada, em Silverstone, a Ferrari apresentou algumas inovações na F2007, aprovadas por Massa e Raikkonen.


Abaixo, uma imagem - do Blog do Capelli - que mostra as alterações:





1: Aletas na altura do cockpit;
2: "Calotas" nas rodas dianteiras.


Essas aletas ficaram horríveis... Que sejam eficientes ao menos. Os F1 de hoje parecem cada vez mais com carros alegóricos de tantos penduricalhos que possuem.


As "calotas", ah as "calotas"... Eu não entendo certas coisas... Os "amortecedores de massa" da Renault foram proibidos no ano passado por serem considerados elementos aerodinâmicos móveis. O que seriam então essas "calotas"?



Uma música f**a tocada por uma banda f**a, para alegrar o dia:

terça-feira, 19 de junho de 2007

Coluna Curva 1

Momento "prateado"





Após um início arrasador, a Ferrari está sucumbindo diante da McLaren. A mesma que na primeira prova do campeonato andava cerca de sete, oito décimos mais lenta por volta e agora, depois da sétima etapa, anda cerca de dois a três décimos por volta mais rápida que a equipe de Maranello.


Não se enganem com o fato de a melhor volta da corrida em Indianápolis ter sido a de Kimi. Alonso ou Hamilton poderiam ter feito voltas mais rápidas do que a do finlandês, mas não o fizeram. Hamilton não precisou e Alonso parece nervoso e perdido, precisa encontrar um jeito de bater o jovem inglês.


Se as coisas não mudarem lá pelos lados italianos, o campeonato tende a se transformar definitivamente numa briga "caseira". O F2007 simplesmente parou de evoluir. A vantagem que a McLaren conseguiu reverter é baseada, basicamente, no desenvolvimento aerodinâmico. Os pneus fizeram diferença a favor da Ferrari enquanto os engenheiros de Woking não descobriam como fazê-los funcionarem de maneira eficiente em seus carros.


A desenvolvimento aerodinâmico tem sido muito importante nesta temporada. As equipes que conseguiram algum salto de qualidade obtiveram o feito à custa de intenso desenvolvimento nos seus respectivos túneis de vento. Podemos citar dois exemplos: A Honda - que vem progredindo lentamente - e a Renault, que começa a dar sinais de recuperação desde Mônaco.


Agora, vamos aos destaques:


Destaques positivos:

- Lewis Hamilton: no Canadá ele não foi incomodado, mas nos EUA ele resistiu muito bem aos ataques de Alonso e venceu de forma brilhante.

- Heikki Kovalainen: excelente resultado, chegando até a liderar algumas voltas durante a "janela" de paradas. Após superar o nervosismo demonstrado nas primeiras corridas, o finlandês vem mostrando consistência.

- Nico Rosberg: azarado. Fazia uma bela corrida e conseguiria a sexta posição quando foi traído pelo motor Toyota. Rosberg vem fazendo um ótimo trabalho com a Williams e seu nome está muito bem cotado no mercado.

- Jarno Trulli: após um GP do Canadá repleto de incidentes, o italiano fez uma boa corrida, resistiu aos ataques de Webber e obteve a sexta colocação.

Destaques negativos:

- Half Schumacher: fez uma bela c****a e tirou Coulthard e Barrichello da prova na primeira curva. E vem levando um banho de Trulli. É melhor eu parar por aqui...

- Takuma Sato: após uma excelente corrida no Canadá, rodou sozinho em Indianápolis.


domingo, 17 de junho de 2007

Indianápolis, sábado




Se eu apostasse teria perdido. Lewis Hamilton conquistou sua segunda pole da carreira, ontem em Indianápolis. Ao seu lado largará Fernando Alonso. Massa e Kimi ficaram na segunda fila, em terceiro e quarto, respectivamente. Neste caso acertei.


Heidfeld na quinta posição e Kovalainen - que começa a mostrar serviço ( talvez o quarto lugar no Canadá tenha feito bem ao rapaz) - com um belo sexto lugar. Rubens Barrichello não foi muito bem e largará em 15º.


Como sou teimoso, continuo apostando numa vitória do espanhol amanhã. Veremos...


Por hoje é só pessoal! Estou com muito sono... Ah sim, confira o grid de largada, by Grande Prêmio:


sábado, 16 de junho de 2007

Indianápolis, sexta-feira: treino 2




Em uma sessão com a temperatura da pista mais alta, pouca coisa mudou. Fernando Alonso foi o mais rápido novamente, desta vez seguido por seu companheiro de equipe Lewis Hamilton.


A Ferrari diminuiu um pouco a distância em relação a McLaren. Felipe Massa, que liderou boa parte da sessão, acabou em terceiro, seguido por Kimi Raikkonen.


Heidfeld, Coulthard, Rosberg, Kovalainen, Barrichello e Button, respectivamente, fecham os dez primeiros. O estreante Vettel ficou em 11º nesta sessão.


Para a classificação, acredito numa primeira fila "prateada", com pole do espanhol. Salvo uma estratégia de menos combustível ou um erro de Alonso ou Hamilton, Massa e Kimi ficarão na segunda fila. Isso se não aparecer um "intruso" germânico entre as flechas de prata e os cavalinos rampantes.


A tabela dos tempos, by Grande Prêmio:


sexta-feira, 15 de junho de 2007

Indianápolis, sexta-feira: treino 1

crédito: AP


Na primeira sessão de treinos livres desta sexta(15), Fernando Alonso foi o mais rápido, seguido por Heidfeld, Hamilton e o estreante Sebastian Vettel numa boa quarta colocação.


Só então aparece a primeira Ferrari, com Raikkonen. Entre ele e Ferrari de Massa, uma Williams, com Rosberg. O final de semana não começa bem para a Ferrari, mas começa muito bem para a McLaren e principalmente para a BMW. Contudo, é apenas o primeiro treino...


O destaque de hoje é que a tranmissão do treino foi "mutilada" pelo Sportv para mostrar o emocionante e importantíssimo "rachão" que a seleção brasileira fazia na Granja Comary. Depois, as não menos importantes entrevistas do preparador físico Paulo Paixão e do técnico Dunga, que não poderiam deixar de serem exibidas ao vivo, afinal quem quer ver o treino da F1? Eles têm dois canais se não me engano... Por que fazer isto? É um desrespeito a nós, telespectadores e amantes da F1.


Deixando a indignação de lado, a tabela dos tempos, by Grande Prêmio:



segunda-feira, 11 de junho de 2007

Coluna Curva 1

Será?





Em um movimentado e conturbado GP do Canadá, o novato Lewis Hamilton venceu a sua primeira corrida na F1. A prova foi "recheada" por intervenções do Safety Car, causadas, como sempre acontece em Montreal, por batidas - incluindo o impressionante acidente de Robert Kubica. O polonês sofreu apenas uma torção no tornozelo e uma leve concussão, ou seja, nada. Ele nasceu de novo. Tantas coisas aconteceram, sobrou até para um pobre castor...


Apesar de tudo isso, foi a melhor corrida da temporada até agora. Ultrapassagens, escapadas, toques no muro, enfim... "quase" uma corrida de verdade. "Quase" por que isso não aconteceu nas duas primeiras posições. Hamilton largou bem, obrigando Alonso a pegar a parte suja da pista e escapar para a grama. Com isso, o espanhol perdeu a posição para Heidfeld. Este e o inglês mantiveram suas posições até o fim sem maiores complicações.


O leitor deve estar se perguntando: "o que tudo isso tem a ver com o nome da coluna?" Calma, eu explico. Vamos à série "será?":

*Será que Hamilton é mesmo fora-de-série?

*Será que Alonso está sentindo a pressão e, pior, não dará conta do recado?

*Será que Raikkonen esqueceu-se de que é piloto e de que pilotos andam rápido, tentam ao menos ser competitivos?

*Onde será que Massa e sua equipe estavam com a cabeça para não perceberem a luz vermelha? (a pergunta serve para Fisichella também)

*Será mesmo que Trulli não viu Kubica? Na opinião deste que vos escreve, o italiano é sempre "agressivo" na defesa da posição.

*Até quando será que a Honda vai arruinar a corrida de seus pilotos?


Destaques positivos:

- Lewis Hamilton: impecável, seguiu seguro para a primeira de muitas vitórias. Alonso que se cuide...

- "Test" Wurz: depois de largar em 19º, chegar em terceiro com um aerofólio traseiro danificado é digno de nota.

- Heikki Kovalainen: largou na última posição por conta de uma troca de motor, chegou em quarto... enquanto isso, seu companheiro não viu uma luz vermelha

- Rubens Barrichello: os que disseram que ele deveria se aposentar terão que engolir suas palavras... excelente corrida - como tem sido a temporada do brasileiro. Uma pena não ter conseguido os pontos que certamente viriam se a equipe fosse mais esperta.

- Takuma "Saturno": o grande nome da prova. A ultrapassagem sobre Alonso na penúltima volta fez muitas pessoas ficarem de pé e baterem palmas. Inclusive eu.


Destaques negativos:

- Fernando Alonso: irreconhecível. Errou demais, teve sorte de conseguir sair do Canadá com dois pontos. Hamilton está fazendo um belo estrago na mente do espanhol...

- Kimi Raikkonen: apagadíssimo... $40 milhões por ano?? Não está justificando 1/5 deste valor até agora...

- Felipe Massa: não pela corrida em si, mas por suas palavras após a desclassificação. Demonstrou uma arrogância que tenho notado há tempos. Claro que ele pode discordar da regra, eu também discordo. A luz vermelha é enorme, como ele pode dizer que não viu? Se existe uma regra, esta deve ser cumprida, como disse Jean Todt.


Em Montreal, Hamilton vence a primeira e assume a liderença isolada do campeonato; Kubica sofre acidente impressionante.




A festa do pódio:





O que restou do BMW de Kubica:






Aqui, mais fotos - da corrida e do acidente.


Campeonato de pilotos e de construtores:


sexta-feira, 8 de junho de 2007

Montreal, sexta-feira

Antes de comentar os treinos de hoje, um pequeno aviso: excepcionalmente, a coluna Curva 1 sobre o GP de Mônaco não será publicada. Acredito que o assunto esteja encerrado, não há nada para acrescentar ao que foi dito por outras pessoas sobre a corrida. A coluna volta após o GP do Canadá. Obrigado a todos pela compreensão.





A fotografia acima resume o que foi a sexta-feira em Montreal: Fernando Alonso deixou todos para trás e dominou as duas sessões de treinos livres para o GP do Canadá. Na primeira, seguido por Hamilton, Raikkonen e Massa e na segunda, por Massa, Hamilton e Raikkonen. Destaque para a sétima posição de Rubens Barrichello nesta sessão.


As duas sessões foram marcadas por escapadas e rodadas por causa da sujeira na pista. Mas o fato que mais chamou a atenção foi a quebra da suspensão do Toyota de Jarno Trulli. O braço dianteiro direito simplesmente não resistiu aos impactos nas zebras e entortou. O italiano levou o carro até o box e a equipe reparou o dano. Reparo que não durou mais que algumas voltas. Ao passar por cima de um zebra novamente - do jeito que todos os outros passam - o mesmo braço dianteiro esquerdo se despedaçou. Parecia ser feito de qualquer material, menos de fibra de carbono. Abaixo a foto do "estrago" e depois as tabelas da primeira e segunda sessões - estas sempre com os créditos do Grande Prêmio:








terça-feira, 5 de junho de 2007

Mr. Monaco - parte final

Apesar da inferioridade de seu McLaren em relação aos Williams de Prost e Damon Hill e ao Benetton de Michael Schumacher, Ayrton Senna vinha num bom início de temporada: duas vitórias, nos GPs do Brasil e da Europa.


Mônaco foi o sexto GP daquela temporada. Até aquele momento, Senna era o vice líder do campeonato, com Prost em primeiro. O brasileiro largava na terceira posição, atrás do francês e do alemão.


Prost queimou a largada de maneira bisonha e foi punido; ao cumprir a punição, o francês deixou o motor apagar, ficando fora da disputa. Schumacher assumiu a liderança e parecia que iria vencer... Parecia. Seu Benetton teve um problema hidráulico e o alemão foi obrigado a abandonar.


Ayrton então assumiu a liderança e venceu tranqüilamente, chegando a sexta vitória no principado, a quinta consecutiva. O maior vencedor no principado, fazendo jus ao título que era de Graham Hill: Mr. Monaco.


Abaixo, um vídeo com o final da prova.







Este é o final do especial Mr. Monaco. Desculpem-me pelo atraso. Espero que tenham gostado. Até o próximo especial (se houver algum...)!

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Mr. Monaco - parte 6

1992. Ano de total domínio da Williams. Senna e sua McLaren não conseguiam acompanhar o ritmo dos carros de Grove. Mas, naquele final de semana, estávamos em Mônaco...


Nigel Mansell dominava a prova até sua parada nos pits, na qual perdeu muito tempo. Com isso Ayrton assumiu a liderança. Foram voltas e voltas de uma perseguição intensa, totalmente ao estilo "Leão" de ser.


Senna conseguiu manter Mansell atrás e igualou-se a Graham Hill no número de vitórias no principado: 5.


Abaixo, um vídeo com as três últimas voltas. Aproveitem.



De volta, finalmente


crédito: metallica.com


Após uma semana sem tempo para aparecer por aqui, estou de volta. Gostaria de agradecer ao meu amigo Marcus Mayer por postar a homenagem ao Máximo e pedir desculpas a todos que vieram a este espaço e não encontraram novidades durante estes dias.


Estou devendo algumas coisas: o fim do especial Mr. Monaco, a coluna Curva 1 e os "posts" de sempre. Pagarei minhas dívidas em breve. Mas agora não falarei sobre F1.


Nunca mencionei aqui, mas a música é mais uma de minhas paixões, especificamente o Rock (isso já foi muito diferente há alguns anos... essa é outra história...). E, entre minhas bandas preferidas, está o Metallica.


No ano passado, James Hetfield e cia. comemoraram 20 anos do lançamento do álbum Master of Puppets (o melhor deles, na minha opinião) tocando-o na íntegra durante uma turnê que fizeram pela Europa. Entre as músicas, a que está no vídeo abaixo: Orion.






"Sabe, se todas as pessoas fossem a um show de heavy metal de tempos em tempos, existiriam menos crimes no mundo. As pessoas sempre se livrariam de sua raiva, e sempre haveria o heavy metal nelas." (Kirk Hammett)

domingo, 3 de junho de 2007

Uma homenagem ao Máximo Motor

Don Gabriel e Gabriela
O blogger Gabriel Souza está ausente durante essa semana, mas não queria deixar de participar dessa homenagem, organizada pelo Ron Groo, ao Máximo. Nosso "editor-chefe", portanto, solicitou que eu fizesse a postagem.

Nesse horário que combinamos, Don Gabriel, que é nosso grande amigo da USP, está participando de um exame, para o qual se preparou durante a semana. A greve na universidade apresentou, ao menos, essa vantagem. Assim, além das boas-vindas ao Máximo, estamos juntos na torcida por um ótimo resultado do blogger do Curva 1 na prova.


Renault 4 Master (clique na foto ampliar)
Após uma tournée pelas Américas, retorna ao Brasil o blogger Máximo, editor do blog Máximo Motor. Durante o giro, teve a possibilidade de correr de kart nos Estados Unidos, sentir-se em casa na República Dominicana ao perceber que lá se dirige muito mal, ter a vontade de se tornar proprietário de um Renault 4 Master na Colômbia, assistir ao GP da Espanha de F1 na tevê da Venezuela (será que ainda foi na época da RCTV?) e, de pouso em pouso pelos aeroportos, perceber as saudades de casa aumentarem.

Depois do seu retorno, andam dizendo por aí que Máximo está se preparando para investir em lanchonetes fast-food, com cardápio internacional: o famoso churrasquinho grego. E a rede atenderá pelo nome de “MaxGrego Feliz”.

Nossos blogs lhe dão as boas-vindas, Máximo!

Testemunhos de famosos sobre Máximo na revista Caras:

Clique na imagem para ampliá-la
"Graças a Deus, não assinou a campanha 'Vai, Bentão', Papa Bento XVI
"Consegui andar na frente dele no kart", Rubens Barichello
"Seria meu sucessor, se não corresse só de ônibus", Michael Schumacher
"Ele estava atrapalhando o socialismo do século XXI ao assistir a corrida na RCTV", Hugo Chaves
"Acho o que o Hugo acha.", Evo Morales
"¿Cabrón, he venido a la República Dominicana y no quizo venir a Cuba?", Fidel Castro
"Este Maximo é do c..., p...", Dercy Gonçalves


O trecho acima é uma adaptação realizada por Marcus Mayer, do texto de Ron Groo, mentor intelectual dessa brincadeira.