terça-feira, 31 de julho de 2007

Go home Mr. Speed!!




A Toro Rosso anunciou nesta terça-feira que Sebastian Vettel substituirá definitivamente Scott Speed a partir do GP da Hungria.


Sinceramente, Mr. Speed vai tarde. Nada fez enquanto esteve pilotando um F1. Seu feito mais notável foi quase ter saído na porrada com o chefe de sua equipe no final de semana do GP da Europa, há alguns dias.


O jovem Vettel parece ser melhor, pena que na Toro Rosso não dá para fazer muito...

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Aos poucos...



... eu voltarei. Foram dias muito cheios, não dava para escrever, e para completar a "fase Kimi" meu computador quebrou. Agora, com a nova máquina, voltarei a escrever frequentemente (assim espero).


Por ora, deixo por aqui dois links: a coluna Warm Up, escrita por Flavio Gomes no dia 26/07 e o post do Blog do Ico (eu recomendo!), de 27/07. Versam sobre a decisão da FIA no caso “Stepneygate”.


Peço desculpa a todos. Boa leitura e até mais!

quinta-feira, 12 de julho de 2007

De saída

crédito: Reuters


Além de Albers - demitido (ningúem sentirá sua falta) esta semana da Spyker - temos outra despedida do circo da F1: Indianápolis está fora do calendário.


O circuito foi palco dos GPs dos EUA de 2000 até este ano. O traçado não era dos mais desafiadores, mas as corridas - exceto a de 2005 - sempre foram interessantes. Particularmente, gostava muito do trecho do oval.


Se a terra do "Senhor da Guerra" ainda quiser sediar um GP, que pelo menos seja num circuito interessante...

terça-feira, 10 de julho de 2007

"...O silêncio é ouro"




Felipe Massa falando à Rede Globo logo após o final do GP da Inglaterra:

"Morreu o motor, nao sei o que aconteceu, deve ter acontecido alguma coisa com o sistema. Foi uma pena, tinha tudo pra fazer uma fantástica corrida, olhando o carro e a estratégia que tinha. Foi uma corrida fantástica por tudo que aconteceu, mas tinha carro até para ganhar. Consegui chegar onde era possivel, até mais à frente de onde era possível." (trecho retirado do Grande Prêmio)


Felipe Massa, durante entrevista, hoje:

“Temos um bom potencial para as próximas corridas e a única coisa que precisamos, na minha opinião, é trabalhar para não sermos inconstantes. A McLaren está sempre lá com os dois carros e precisamos de um carro 100% para terminar as corridas." (trecho retirado também do Grande Prêmio)


Vamos por partes:

- Ele não sabe o que aconteceu? Os pilotos treinam diversas vezes durante o ano, conhecem cada botão do carro e sua respectiva função, têm acesso aos dados da telemetria (antes de largar dos boxes ele poderia ter muito bem perguntado ao engenheiro, via rádio, o que aconteceu).

- "...trabalhar para não sermos inconstantes...". Pelo que eu sei, a única corrida na qual Felipe não pontuou foi o GP do Canadá, quando foi desclassifcado por não ver a luz vermelha na saída dos pits. Se alguém poderia reclamar da confiabilidade do carro, esse alguém é Kimi, que teve problemas e abandonou o GP da Espanha. Então o que ele quis dizer com "não sermos inconstantes"? Que a partir do GP da Inglaterra ele dará entrevistas usando a 3ª pessoa do plural?(desculpem-me, leia-se 1ª pessoa do plural... mas a 3ª pode servir também, depende do ponto de vista de quem lê...)


Campeonato com disputa acirrada entre duas equipes é assim mesmo, numa corrida uma equipe está na frente mas na seguinte a adversária pode dar o troco e vice-versa. Isso não significa que uma está em evolução e a outra em involução, mas sim que uma evoluiu mais do que a concorrente.


O brasileiro deve se focar para melhorar suas performances, pois Kimi evoluiu, principalmente no último GP. No qual foi mais rápido que Massa durante todo o final de semana. E lembrar que ninguém é contratado para receber mais de U$$30 milhões para ser segundo piloto, a não ser que deixe a desejar...

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Silverstone, sexta-feira

Antes de começar, peço desculpas a todos por ter deixado de lado este espaço durante alguns dias... Ultimamente não tive tempo nem para ligar o computador. Tentarei escrever, mas essa dificuldade continuará pelo menos até o fim do mês, infelizmente.




crédito: AFP


Provavelmente teremos um cenário semelhante ao que foi visto em Magny-Cours: Ferrari na frente, apesar de Hamilton ter sido o primeiro pela manhã.


Fora isso, nada de novo. Daí para trás não dá para fazer uma análise. A BMW regrediu na segunda sessão, nada que assuste. Não acredito que a Toyota estará tão rápida amanhã.


Espero voltar amanhã, nem que seja para passar rapidamente, como hoje. Aos tempos da primeira e segunda sessões, com os devidos créditos ao Grande Prêmio: