quarta-feira, 30 de setembro de 2009

"Novidade"

Fiquei longe da "blogosfera" estes dias... muitos compromissos, estudos, uma tatuagem, enfim... Acho que tudo já foi falado sobre o GP de Cingapura, onde Jenson Button ampliou sua vantagem sobre Rubens Barrichello e ficou mais próximo do título.



E, um dia antes do "previsto", a Ferrari anuncia hoje (30) que Fernando Alonso correrá pela equipe nas próximas 3 temporadas.


Pouco mais de 2 anos após o "Va cagare", o espanhol será o companheiro de Felipe Massa. Kimi Raikkonen foi dispensado.


O que penso sobre o assunto:


- Será uma disputa interna interessante de se ver. Alonso já mostrou que não gosta de dividir as atenções da equipe - a McLaren que o diga - e Felipe mostrou força ao superar Kimi em 2008, mesmo com o finlandês carregando o número 1 em seu carro.


- Quanto a Kimi, acho que foi uma injustiça. Não consigo imaginar um final diferente para o finlandês nesta história, mas ele faz uma última parte de temporada muito boa - dando à Ferrari sua única vitória na temporada, inclusive. Bom, a vida é assim mesmo...


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Notícias de Cingapura


- Romain Grosjean não se sentiu bem e Lucas Di Grassi está de prontidão para fazer sua estréia na F1. O brasileiro, inclusive, já fez os testes exigidos pela FIA. Azar de um, sorte do outro.



- ZZ Top em Cingapura: A banda texana se apresentará no festival "F1 Rocks", evento ligado ao GP. Sebastian Vettel ganhou de Billy Gibbons, guitarrista do trio, uma guitarra "Billy-Bo", modelo utilizado pelo músico. Será que o alemão leva "jeito para a coisa"? Não parece ser o caso...




- A Brawn GP apresentou o novo "layout" de seus carros, com o patrocínio da Canon. O acordo vale apenas para o GP de Cingapura.

- Falando em patrocínio, a seguradora espanhola Mutua Madrileña rescindiu seu contrato com a equipe Renault, alegando que a escuderia infringiu as regras da F1. Os reflexos do episódio Briatore-Symonds-Nelsinho começam a aparecer...

- A atual BMW Sauber, futura (???) terá motores Ferrari na próxima temporada - se vier a correr, claro. A informação foi confirmada por Mario Theissen. Esta equipe corre em 2010, aposto. Agora, aquela "Lotus", sei não...


- Esta é a imagem que proavelmente veremos durante todo o final de semana em Cingapura. Há um certo acúmulo de água em alguns pontos da pista, como podemos ver na foto acima. Hum... A corrida promete...

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Alonso, "Testemunha X" e GP de Cingapura




Reginaldo Leme informou, durante o programa "Bem, Amigos!" na última segunda (21), que a FIA sabia que Fernando Alonso estava ciente de toda a "maracutaia" armada por Briatore, Symonds e Nelsinho.

Ainda assim, no comunicado oficial, a FIA diz que "o Conselho Mundial gostaria de agradecê-lo por cooperar com as investigações da FIA e pela participação na reunião. Além disso, o Conselho conclui que Alonso não esteve envolvido de nenhuma maneira com as violações da Renault."

Qual teria sido esta colaboração? Não que eu acreditasse que ele poderia ser punido, isso jamais passou em minha mente.

E a "testemunha X" hein? O nome é mantido em sigilo, mas consultei minhas fontes e descobri quem é o sujeito. Aqui.


Bom, falemos de corridas...

- A previsão do tempo para o final de semana em Cingapura é de chuva. Isso pode tornar a corrida interessante e... tumultuada.

- Ross Brawn disse que a equipe terá atualizações aerodinâmicas para esta corrida. Melhor para Button, pois se as atualizações forem eficientes, o inglês não terá problemas para "marcar" Barrichello ou até superá-lo. É de conhecimento de todos a dificuldade maior de Jenson quando é obrigado a assumir um estilo mais agressivo de pilotar.

- Segundo a imprensa francesa, Alain Prost pode assumir o cargo de chefe de equipe na Renault já em Cingapura. A ver...

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O de sempre, por favor...




E acabou do jeito que eu esperava: Briatore foi "excomungado" da F-1, Symonds suspenso por 5 anos, a Renault foi "punida" -como a McLaren foi "punida" em 2007 - e Nelson Piquet Jr. e Fernando Alonso foram considerados inocentes. Resumindo: quem se ferrou mesmo foi Flavio Briatore.


Aliás, este caso e o de 2007 guardam algumas semelhanças: a punição praticamente inexistente à equipe envolvida no escândalo, a "delação premiada" foi concedida, Fernando Alonso envolvido nos dois episódios e, o principal: a exclusão de um "inimigo mortal" de Max Mosley.


Mosley não engole até hoje a divulgação das imagens da "Sessão sadomasoquista", episódio que abalou a imagem do dirigente - politicamente e pessoalmente - e culminou na saída do inglês da presidência da FIA.




Para ele, Ron Dennis e Flavio Briatore têm participação nesta história. O primeiro ele "eliminou" em 2007. E, hoje, ao excluir definitivamente Briatore da F-1, ele concluiu sua vingança.


É mais ou menos assim: "Eu vou, mas levarei vocês comigo..."

sábado, 19 de setembro de 2009

O negócio é poupar...



Sebastian Vettel disse que vai continuar com a tática que vem implementando desde o GP da Bélgica: ficar a maior parte do tempo dos treinos livres parado no box.


Por causa da regra dos motores (mais uma regra estúpida, como a da caixa de câmbio, o "parque fechado", entre outras), o piloto alemão se vê obrigado a ter um tempo de pista menor do que o de seus adversários e, consequentemente, obtém menos dados para o "ajuste fino" de seu Red Bull.


Apesar das adversidades, Vettel não joga a toalha: "Vou lutar até o último suspiro e o último minuto. Nossa meta tem de ser buscar vitórias. Vamos cuidar de cada corrida de maneira independente e, depois, veremos se foi suficente ou não. A diferença é grande, mas com certeza vamos tentar".


É uma injustiça, na minha opinião, o piloto ser alijado da disputa do título por conta de uma regra estúpida.

E vocês, o que acham?



quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Desatenção


Por total desatenção de minha parte, o "assunto" deste post passou desapercebido no momento em que ocorreu.

Vamos lá. Domingo (13), na última volta do GP da Itália, Lewis Hamilton bateu seu McLaren e o Safety Car foi acionado. Ao saber do fato, Sébastien Buemi (foto) recolheu seu Toro Rosso para os boxes... e não concluiu a prova.

Ele terminou o GP em 13º, mesmo tendo "abandonado" a prova.

Não é a primeira vez que o suíço não sabe se uma corrida acabou.

Encontrei o vídeo abaixo no You Tube. Era uma prova da GP2 asiática (não sei o circuito e nem o ano, se alguém puder ajudar...). Luca Filippi cruza a linha de chegada em primeiro, com Sébastien Buemi em sua cola... Bem, vejam o vídeo:

Presente de um fã


Felipe Massa recebeu um presente inesperado enquanto esteve em Miami no início de Setembro: uma guitarra autografada por Eric Clapton.

Muito legal a iniciativa de Clapton, que desejou melhoras a Massa.

Para fechar este post, Eric Clapton, claro. River of Tears, aqui na versão do DVD One More Car, One More Rider. Muito melhor do que a versão original, de estúdio. Os solos são de arrepiar.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Adiós, Briatore



E a história de Flavio Briatore na F1 acabou (pelo menos por enquanto). A Renault anunciou que ele e Pat Symonds, os "mentores" da armação em Cingapura segundo as investigações, foram desligados da equipe.


Estava me surpreendendo a posição da montadora francesa até então, "tomando partido" de Briatore e Symonds. Acredito que perceberam que o prejuízo seria muito grande e, usando uma famosa expressão, "tiraram o deles da reta".


Não se sabe ainda se os franceses continuarão na F1 (ainda acredito que baterão em retirada). Mas é bem melhor para a imagem da empresa uma "saída elegante" do que uma exclusão.



Reparem na foto acima. É o registro da comemoração da equipe Renault no GP de Cingapura. Geralmente, todos os membros da equipe estão nestas fotos, incluindo os pilotos. Onde está Nelsinho? Intrigante, não?

terça-feira, 15 de setembro de 2009

"Novas equipes"... 14 equipes?



A FIA anunciou hoje (15) que o nome Lotus está "de volta" à F1. Um grupo de investidores malaios será o responsável pela equipe. Mike Gascoyne será o diretor-técnico... coitados...


Esta equipe surgiu para ocupar a vaga deixada pela BMW Sauber... e eis que um grupo suíço adquire a equipe chefiada por Mario Theissen. 14 equipes? Duvido muito.


Eu tenho a mesma opinião de Luis Fernando Ramos e Victor Martins: com o episódio de Cingapura-08, é muito provável que a Renault anuncie sua retirada da F1.


A montadora francesa já está de "saco cheio" da categoria. Já demonstraram interesse em sair antes, por muito menos. Agora, não há "clima" para eles continuarem.


Se bem que o dinheiro conta muito, mas muito, na F1. Nada do que será anunciado dia 21 me surpreenderá.


segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Monza - domingo



Rubens Barrichello venceu o GP da Itália ontem (13) seguindo à risca a estratégia traçada pela Brawn GP. Largou bem, livrou-se de Kovalainen rapidamente, fez voltas rápidas quando precisou e foi consistente o tempo todo.

Eu imaginava que Hamilton e Raikkonen fossem mais rápidos durante a corrida, por isso "apostei" neles no post anterior. O que mostra que a estratégia de Ross Brawn se mostrou a correta.

E, após esta prova, a disputa pelo fica cada vez mais entre Button e Barrichello. O inglês, aliás, voltou a andar bem depois de muito tempo mas, ainda assim, foi inferior em relação ao brasileiro. Rubens andou mais rápido tanto com pneus "duros" quanto com pneus "moles" e controlou a corrida com tranquilidade.



E Hamilton, que não conseguiu abrir vantagem suficiente para fazer suas paradas e voltar à frente dos carros de Brackley, bateu seu Mclaren na última volta, quando guiava feito uma "vaca louca" para tentar ultrapassar Button na dispita pelo segundo lugar.


Melhor para Kimi, que herdou o lugar no pódio. Completaram os oito primeiros, respectivamente: Sutil, Alonso, Kovalainen (como o ritmo de corrida dele é ruim), Heidfeld e Vettel (discretíssimo).


Outro que foi discreto foi Fisichella, que concluiu a prova em nono lugar. Bem melhor do que Badoer mas pouco se comparado a Raikkonen. Liuzzi vinha muito bem até que o câmbio de seu Force India o deixou na mão.

Abaixo, a classificação final do GP da Itália (crédito: Grande Prêmio)



sábado, 12 de setembro de 2009

Monza - Sábado



Lewis Hamilton conquistou a pole-position para o GP Da Itália. Arrisco-me a dizer que só obteve o feito por ter o Kers em seu carro. Adrian Sutil larga em segundo e Kimi Raikonnen em terceiro.
Heikki Kovalainen, oito décimos mais lento que seu companheiro de equipe - sei que ele é mais lento, mas é muito tempo... acredito que ele e Hamilton estejam com estratégias diferentes - larga em quarto.

Em quinto e sexto, Barrichello e Button, respectivamente. Ambos farão uma parada apenas. Parece uma estratégia inteligente, já que eles aparentam ter um bom carro - no Q2, Jenson fez o melhor tempo e Rubens fez o terceiro. Não valeria a pena largar mais leve e ser superado pelos carros com Kers antes da primeira curva.

Vitantonio Liuzzi, confirmando o bom desempenho da Force India, larga em sétimo.

Fechando os dez primeiros, Alonso, Vettel e Webber, respectivamente.

Giancarlo Fisichella ficou no Q2 e larga na décima quarta posição. Será que ele está com saudade da Force India agora?



Para a corrida, vejo a disputa pela vitória restrita a Hamilton e Raikkonen. Isso em condições normais. Se chover, embola tudo, até Vettel entra na briga.

Abaixo, os tempos de cada piloto (crédito: Grande Prêmio).

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Ecos de Cingapura, zebras e ZZ Top


Estamos a poucos dias do GP da Itália, que promete ser uma corrida daquelas, e o "assunto do momento" é o caso "Renault-Piquet Jr.-Cingapura".

Parece que todo o resto - como a disputa pelo título e as "estréias" de Fisichella e Liuzzi - ficou em segundo plano.

Os envolvidos começaram a dar suas explicações: Nelsinho disse à FIA que o plano partiu de Flavio Briatore e Pat Symonds; Symonds disse que foi o piloto brasileiro quem propôs tal situação; e Briatore disse que foi vítima de extorsão por parte de Nelsão e Nelsinho.

Para completar, Alonso diz que "não sabia de nada". Disse que largou mais leve por conta de uma "estratégia agressiva". Como diria Neto, comentarista de futebol: "é brincadeira!" Nem vou me estender neste assunto, mesmo porque não há nenhuma declaração oficial da FIA sobre o episódio, apenas a informação de que a entidade está investigando o episódio.

Ah, devo uma explicação sobre a foto: é a nova zebra colocada na primeira chicane do circuito de Monza. Parecem um pouco mais altas, não? Os pilotos pensarão duas vezes antes de "passar reto". E pode ser que tenhamos uma primeira curva complicada, com bicos sobrando ali e aqui...

E a previsão do tempo para os dias do GP? Uns dizem que choverá, outros dizem que será um final de semana ensolarado. Em quem acreditar?

Só nos resta esperar.

Enquanto esperamos, que tal uma boa música?

No vídeo abaixo, uma apresentação do ZZ Top, em agosto deste ano, que contou com duas participações especiais: Slash, ex-Guns'n Roses e atualmente no Velvet Revolver (por enquanto sem vocalista, já que Scott Weiland voltou ao Stone Temple Pilots) e John Mayer, guitarrista e compositor - na minha opinião, um dos melhores músicos que surgiram recentemente.

Os dois entram no palco para executar "La Grange", do ZZ Top.
Nada como um bom Rock'n Roll para deixar o dia melhor.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Imagens


Foto divulgada pela Ferrari, hoje (03). Parece uma criança quando ganha aquele brinquedo tão desejado.


(da esquerda para a direita: Pierluigi Martini, Luca Badoer, Gianni Morbidelli e Giancarlo Fisichella)

E essa hein! Em 1995, quando a Ferrari deu a estes pilotos a oportunidade de testarem um F1 da equipe. Que ironia... Badoer e Fisichella no mesmo teste. E agora "Fisico" o substitui.

E quem foi o mais rápido entre os quatro naquele dia? Badoer...

Ah, a foto, encontrei lá no Tazio.

O substituto do substituto


Giancarlo Fisichella foi liberado pela Force India para substituir Luca Badoer, que substituíra Felipe Massa, "fora de combate" desde o GP da Hungria.

"Fisico", em alta após o excelente desempenho no GP da Bélgica, corre nos cinco GPs que restam para o fim do campeonato.

O último italiano a pilotar uma Ferrari em Monza foi Ivan Capelli, em 1992. Mas naquele ano as coisas não iam muito bem para a equipe. Foi o ano do carro de "fundo duplo", um projeto de John Barnard que não deu certo.




A ida do piloto para a Ferrari, aliada ao bom desempenho da equipe em Spa, deve levar uma multidão de "tiffosi" para Monza.

É bom lembrar que não há ainda um prazo definitivo para a volta de Felipe Massa às pistas. Com a iminente contração de Fernando Alonso e a provável saída de Kimi Raikkonen, pode ser que sobrem algumas corridas para o italiano disputar em 2010, já que ele será o piloto reserva da equipe.

Seguem as palavras de Fisichella, após a confirmação de sua transferência:

"Sou muito grato a Vijay por ele ter me concedido esta oportunidade de correr pela Ferrari. É verdade que sempre desejei isso, e ele ter permitido que isso se torne realidade é algo muito generoso. Espero ter ajudado a Force India a crescer e a estar no caminho certo para atingir as suas próprias ambições. Agora, eles são uma equipe muito competitiva, e desejo-lhes as maiores felicidades."




terça-feira, 1 de setembro de 2009

Spa, Kers e perguntas.




Uma bela corrida em Spa, no último domingo (30). Acredito que era um tanto quanto óbvio apontar Raikkonen como favorito para esta corrida após verificarmos os pesos dos carros para a largada.

O que não era esperado por ninguém era o grande desempenho da Force India, com Giancarlo Fisichella. Que corrida do italiano.

Se Raikkonen não tivesse o Kers, Fisichella teria grandes chances de dar "um calor" no finlandês e até ultrapassá-lo.

Aliás, esse dispositivo me irrita. Nas largadas, por exemplo, os carros com Kers têm uma enorme vantagem sobre os demais. Na corrida deste domingo, fomos privados de uma possível briga pela vitória por "culpa" do dispositivo.

Eu poderia citar também, para exemplificar, a disputa entre Barrichello e Kovalainen, até o instante em que o brasileiro teve o vazamento de óleo em seu bólido. Rubens estava mais rápido que Heikki mas, segundo o próprio Barrichello, estava muito difícil a ultrapassagem.

Eu não gosto do Kers mas já que ele existe, que seja obrigatório o uso.

O que não dá é para termos duas categorias dentro da F1: os "com Kers" contra os "sem Kers".

Mais uma vez, quero deixar algumas perguntas no ar:


- Jenson Button... a vantagem ainda é grande, mas como anda a cabeça do inglês?
- A Toyota não precisa de pilotos mais consistentes para dar o passo a frente de que necessita?
- Quem a Ferrari vai colocar no lugar de Badoer em Monza? Alonso? Fisichella?
- Será que a Red Bull vai "dar tudo" em Monza, mesmo correndo o risco de estourar mais motores?