sábado, 20 de abril de 2013

Mötor Militia - Classificação

Rosberg_Pole

Nico Rosberg conquistou a pole position para o GP do Bahrein mas já dá para perceber que, ao menos nestas primeiras etapas da temporada, a primeira posição no grid de largada não tem sido fundamental para a conquista de vitórias.

O que realmente tem feito a diferença é a gestão do desgaste dos pneus. Posto isto, não há como não apontar Fernando Alonso (terceiro no classificatório) como o favorito para vencer em Sakhir, já que a Ferrari tem se mostrado mais gentil com a borracha do que a Mercedes do pole Rosberg e a Red Bull de Sebastian Vettel, o segundo colocado.

Felipe Massa, em quarto, larga com os pneus duros, apostando em um primeiro stint mais longo para surpreender. Resta saber se ele conseguirá ser suficientemente rápido para que a tática surta algum efeito.

Quem não está entre os primeiros é Kimi Raikkonen, que acabou na oitava posição. Mas não descartem o homem de gelo mais à frente na corrida, pois a Lotus é outra que lida bem com esses compostos que se desmancham tanto quanto a borracha que eu usava na época de escola (quais eram as marcas mesmo? Mercur, Mercure... sei lá!).  Na etapa barenita de 2012, para efeito de comparação, o finlandês partiu da décima primeira posição e terminou no pódio.

"E o quê 'Mötor Militia' tem a ver com isso?", você pode estar se perguntando. É o nome de uma banda de Thrash Metal barenita. Isso mesmo, barenita. E o som dos caras é mais do que respeitável. Não acredita? Veja este vídeo:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=HwysXFESYSQ]

terça-feira, 16 de abril de 2013

Daqui a pouco...

...tem mais um Gazeta na Pista, programa sobre o qual falei aqui. Apresentação de Renan do Couto e comentários deste que vos escreve. Hoje, teremos um convidado mais do que especial. Quem é? Não conto.

Venha com a gente, no 890 KHz do AM ou pelo site da Rádio Gazeta AM. Garanto que vocês vão gostar.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Peugeot e Pikes Peak

Peugeot_208_T16

A Peugeot divulgou hoje as primeiras imagens oficiais do 208 T16, carro com o qual a marca francesa voltará à subida de Pikes Peak, uma das provas mais tradicionais entre as disputadas nos Estados Unidos. A edição 2013 é "apenas" a 91ª da história do evento. Quem vai pilotar este pequeno "monstro" é a lenda Sébastien Loeb, eneacampeão do WRC - de 2004 a 2012 (sim, em sequência).

É a primeira vez que o piloto francês vai participar da competição. A Peugeot, no entanto, não é novata na disputa. A fabricante venceu as edições de 1988 e 1989, com Ari Vatanen - outra lenda do rali -  e Robby Unser, nesta ordem.

Para o leitor que nunca ouviu falar nesta prova, deixo aqui dois vídeos. O primeiro é o de divulgação da edição 2013 do evento:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=XnoHjdzKEpI]

Mas nada supera este, com imagens da vitória de Vatanen em 1988. Coisa fina:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=b_L5Ku7H-hQ]

domingo, 14 de abril de 2013

F-Coxinha

webber_vergne_385757489

 

Como todos já sabem, Mark Webber e Esteban Gutiérrez foram punidos pelos comissários com a perda de três e cinco posições, respectivamente, no grid de largada para o GP do Bahrein.

Quanto à manobra do mexicano, ok. Foi perigosa, poderia ter acontecido algo pior. Mas o lance envolvendo Webber e Vergne foi nada mais do que um lance de corrida.  O francês não viu, o australiano cagou calculou mal a manobra e o toque aconteceu. Já vimos isso milhares de vezes.

Mas a F1 virou esse esporte coxinha, no qual qualquer contato gera punição. Menos, bem menos.

Deu Audi

[caption id="" align="aligncenter" width="487"]Image A Audi sobrou em Silverstone. McNish (foto) foi quem cruzou a linha de chegada na frente (© FLORENT GOODEN - DPPI MEDIA)[/caption]

Nas 6 Horas de Silverstone, prova de abertura do excelente World Endurance Championship (WEC), deu Audi na cabeça. Vitória do trio composto Allan McNish/Tom Kristensen/Loïc Duval, a bordo de um R18 e-tron quattro.

Quer saber tudo o que aconteceu por lá? Leiam o blog do Rodrigo Mattar, o "cara" quando se trata de Endurance. O blog dele é o A Mil Por Hora. Eu recomendo demais.

Walking on The Chinese Wall

China Start


Não foi uma corrida de fortes emoções, esse GP da China. Mas deu para observar algumas coisas interessantes:

- Não é novidade, mas impressiona a diferença no ritmo de corrida entre Alonso e Massa. O brasileiro largou bem e até que conseguia andar próximo do espanhol, mas bastou o primeiro pit stop para que Felipe se perdesse na prova, ficando preso atrás de Paul Di Resta por boa parte da corrida. Nas duas primeiras etapas do campeonato e em boa parte do ano passado essa foi a rotina das provas de Felipe, que reclamou do desempenho do carro com os pneus médios em Xangai, justificando assim a queda no ritmo.

- Alonso: Fez exatamente o que precisava para vencer, sem perder tempo atrás de quem quer que fosse. Rápido tanto com os macios quanto com os médios, o espanhol garantiu a vitória. Aliás, a Ferrari não parecia tão eficiente com os médios nos primeiros treinos livres. Outro ponto para Alonso, que pelo visto encontrou um caminho para ser rápido com os compostos mais duros disponíveis. Outra diferença entre o espanhol e Massa.

- Mercedes: rápida em uma volta, mas  devora os pneus. Hamilton ainda conseguiu chegar em terceiro, com sorte. Os anos passam e a equipe comandada por Ross Brawn não consegue resolver esse problema em seus carros.

- Sergio Pérez: fogo de palha? Jenson Button, um dos destaques da prova, vem "devorando" o jovem mexicano, que parece "verde" para uma equipe como a McLaren.

- Pirelli: um pneu durar quatro voltas é algo um tanto quanto exagerado. Passaram dos limites, chega a ser vergonhoso.

- Briga pelo título: fica entre os quatro primeiros colocados deste GP da China.

Gostou das observações? Não gostou? Comente, o espaço está aberto.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=wFP-htHmNBk]

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Gazeta na Pista

Tudo começou no final de 2011, quando Renan do Couto, que trabalha no excelente Grande Prêmio e tem o blog Por Fora dos Boxes, apresentou-me um projeto de programa sobre automobilismo na Rádio Gazeta AM. Entrei na embarcação imediatamente e gravamos um piloto, que foi aprovado pela gerência da rádio.

No ano passado fizemos o programa semanalmente - gravado, com 30 minutos de duração. No começo deste ano, Renan e eu conversamos e pensamos em algumas mudanças no formato do programa. Levamos nossas sugestões à  gerência e conseguimos duas vitórias: mais 30 minutos de duração e a exibição do programa ao vivo.

O Gazeta na Pista vai ao ar às oito da noite (horário de Brasília), nos 890 KHz do AM na cidade de São Paulo ou através do site da rádio. Aqui você pode ouvir a edição que foi ao ar na última terça-feira. Ah, temos página no Facebook também.

No fim das contas, é como diz o Renan: "coloque o cinto de segurança, segure firme no volante e acelere conosco!"

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Valentino, o grande

Já se via o largo sorriso de volta desde que "ele" voltou à equipe. Após os primeiros testes, "ele" mostrou que ainda estava em forma e poderia andar rápido.


Primeira corrida do retorno: largando em sétimo, "ele" começou muito forte e brigava pela terceira posição quando deu uma escapada e voltou à sétima posição. Não poderia ter sido melhor.


Foi a deixa para "ele" dar uma aula de pilotagem, levando adversários a erros e superando o novato promissor. Não havia tempo para buscar a vitória, mas se isso fosse possível "ele" lutaria até o fim.


Estamos vendo um dos grandes, amigos. Na motovelocidade, "ele" é o grande. "Ele" é Valentino Rossi, o maior de todos.


Grazie, Vale!


Rossi_Lorenzo


terça-feira, 2 de abril de 2013

Vettel e Raikkonen: daria certo?



Dietrich Mateschitz, dono da Red Bull, falou à revista alemã 'Speed Week' e disse que Kimi Raikkonen "é sempre um candidato" a uma vaga na equipe de F1 ao lado de Sebastian Vettel.

Evidentemente, estamos longe de saber quem vai andar na Red Bull em 2014. Mateschitz sequer descartou Mark Webber e mencionou também a dupla da Toro Rosso, Daniel Ricciardo e Jean-Éric Vergne.

Não sei se seria uma boa para o finlandês. Ele já construiu uma boa base na Lotus e lidera a equipe rumo ao topo. Raikkonen e Vettel são amigos, ok. Mas são "os caras" em suas respectivas equipes. Quem vai ceder?

Não sou o dono da verdade, por isso gostaria de ler os comentários de vocês. A dupla daria certo?