segunda-feira, 30 de abril de 2007

Nova etapa

por Marcus Mayer

Aos leitores do blog Curva 1, anunciamos uma nova fase, em um novo endereço e com um novo layout. As mudanças não se encerram aqui: além da tradicional Coluna Curva 1, de Gabriel Souza, um novo conjunto de serviços e informações estará disponível no blog. Comentários e críticas sempre serão bem-vindos, no intuito de sustentar um constante aprimoramento.

domingo, 29 de abril de 2007

Ao meu grande amigo Gabriel Souza

por Marcus Mayer

Convivemos há quase três anos, e o tempo e as nossas atitudes permitem aprimorar a amizade. Quando me refiro ao tempo, também evoco a maturidade e o conhecimento que se aprofundam. Os dias, os meses, os anos correm e as nossas mudanças devem acompanhar o ritmo das grandes transformações.


É muito divertido recordar o momento no qual aguardávamos com enorme angústia, o encerramento de nossa passagem pelos bancos da Fuvest. Hoje, alcançamos nossa meta e já se foram três semestres na Universidade de São Paulo.


A conversa do dia a dia permitiu desde o agradável entretenimento durante as discussões sobre os esportes e as atividades sociais, até reflexões filosóficas concernentes ao destino político e econômico do país e do mundo.


Com efeito, porém, os debates também ingressaram na seara das metas pessoais e profissionais. Assim, aquilo que se iniciou através de uma brincadeira, originada nas análises das corridas e das personalidades da Fórmula 1, de que tanto gostamos, começou a ser transformado em um exercício prazeroso e prático com a criação deste blog. Até mesmo aptidões profissionais começaram a aflorar, orientando para futuras especializações acadêmicas.


Como profissional do marketing, foi um grande prazer trabalhar, durante o final de semana prolongado, para oferecer-lhe esta contribuição. Assim pude reler os textos e observar os grandes avanços que foram sendo realizados nos meses recentes.


Diversos leitores de minhas colunas teceram comentários positivos a respeito do seu blog. Tenha a certeza de que a tarefa deixou de ser uma simples diversão, para tornar-se uma prestação de serviço, através da veiculação de informações. Já dizia John Kenneth Galbraith: "o poder e a fortuna estão hoje nas mãos daqueles quem detêm a informação".


Parabéns, futuro jornalista Gabriel Souza!


Depois de um texto tão "pesado", que a Gaby nos dê licença
para admirar "todas" as maravilhas do mundo da Fórmula 1.

sábado, 28 de abril de 2007

Que fase...

Segundo notícia publicada ontem no site Grande Prêmio, a Renault já pensa no carro para a próxima temporada. É bom mesmo, pois a atual já foi para o brejo. Aliás, se eu fosse Briatore pensaria também em contratar pilotos novos para o ano que vem. Esses que estão aí, Giancarlo Fisischella (ITA) e Heikki Kovalainen (FIN), dificilmente, farão mais do que já fazem... e mudaria a cor do carro também... Como diria Milton Leite, narrador do Sportv: "Que Fase!!"

terça-feira, 24 de abril de 2007

Nota rápida


Foi publicada hoje na coluna "Painel FC" do jornal Folha de S.Paulo a seguinte nota:

"Missa. O primeiro GP após a vitória de Felipe Massa no Bahrein deverá ficar em segundo plano na Globo. A prova em Barcelona, dia 13, acontece durante a visita ao Brasil do Papa Bento 16. Boa parte da corrida deverá ser exibida numa janela no canto da tela."

É melhor eu nem comentar esse assunto...

Será que não?


Saiu ontem no Grande Prêmio: Schumacher disse que não sente falta de guiar. Na verdade não é bem assim... É que ele anda muito ocupado atuando no papel da personagem "Queixo Rubro", do desenho animado "Os Padrinhos Mágicos".

Tudo bem, eu sei que a roupa o deixa bem mais forte. Mas nem foi necessário mexer no queixo... Brincadeiras à parte, será mesmo que o alemão não sente falta? Na minha opinião, se um dos pilotos ao volante da F2007 fosse, como diria o herói do desenho, "queixástico", teria ele conquistado com certa facilidade os 30 pontos possíveis até agora no campeontato. Veja a imagem e confirme a semelhança.

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Coluna Curva 1

Não saiu no dia previsto, mas aqui está mais uma "Coluna Curva 1":

Reação no deserto


Se tinha alguém neste fim de semana em Sakhir que estava se sentindo extremamente pressionado, este alguém era Felipe Massa. Ele recebeu críticas de todos os lados, principalmente da imprensa italiana - que não costuma "pegar leve" - pelos erros cometidos na Malásia. Mais um resultado ruim e a situação não seria nada favorável ao brasileiro.

Foi neste cenário que Massa obteve sua primeira vitória nesta temporada, a terceira de sua carreira. Largou na pole e ainda fez a melhor volta da corrida, conseguindo o "hat trick" (quando o mesmo piloto larga na pole, vence a corrida e faz a melhor volta). Largou bem desta vez, foi incomodado no primeiro trecho da prova por Lewis Hamilton e só, não teve muitas dificuldades para manter sua posição até o final. Uma corrida correta, mas nada de espetacular. Teve um bom carro nas mãos e levou à equipe o resultado esperado. Este teve valor significativo por causa do cenário em que ocorreu.

Já Hamilton vem surpreendendo cada vez mais. Foi mais rápido que Fernandinho o tempo todo e incomodou Massa na primeira parte da prova. Por enquanto está na briga pelo título. Certamente é muito mais do que ele esperava em suas três primeiras corridas na F1.

A corrida em si foi pouco movimentada no primeiro pelotão. Apenas Heidfeld ultrapassando Alonso na pista. Kimi ganhou a posição do espanhol no pit stop. Nas outras posições houve um pouco mais de disputa. Aliás, este assunto - poucas disputas na pista - será assunto de uma coluna em breve. Vamos aos destaques:

Destaques positivos:

- Felipe Massa: não pela corrida em si, mas pela pressão que vinha sofrendo, fato que deu mais valor à sua vitória, totalmente merecida.

- Jarno Trulli: nem vou comparar seu desempenho com o de seu companheiro... não vale a pena... Foi atacado duante grande parte da prova e defendeu-se como pôde. Fez duas belas ultrapassagens sobre Fisichella, idênticas diga-se de passagem. Só por elas já merecia estar aqui. E no final defendeu-se muito bem de seu conterrâneo, que vinha mais rápido.

- Nick Heidfeld: andou junto do "Geladeira" e de Fernandinho o tempo todo e ainda conseguiu uma bela ultrapassagem sobre o espanhol.

- Tio "David": foi o grande destaque da prova. Largou em penúltimo e foi passando todo mundo - inclusive seu companheiro de equipe, que largou na oitava posição - até ser traído por seu bólido, quando ocupava a sétima posição. Confesso que fiquei triste pelo escocês.

Destaques negativos:

- Fernandinho: apenas largou bem, ganhando a posição de Kimi. Não fosse por isso talvez nem fosse notado em Sakhir neste fim de semana. Uma das piores corridas do espanhol. Ele que se cuide, pois Hamilton está mostrando que não veio para figurar apenas...

- "Geladeira": não atacou Hamilton quando teve oportunidade e desta vez não pode dar a desculpa de que precisava poupar o motor... passou Fernandinho apenas nos boxes... esse não é o Kimi que conhecemos... Será que a ida para a Ferrari ao invés de "esquentar" seu ânimo o tornou mais "gelado"?

- "Marketing" Webber: enquanto esteve na pista seu feito mais notável foi ser ultrapassado pelo companheiro de equipe, que largou em penúltimo...


Por hoje é só pessoal! Até a próxima coluna!

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Para Fernandinho...

Não pude escrever aqui ontem por motivos particulares. A coluna está prevista para hoje à noite, se tudo correr bem. Este breve "post" é dedicado ao bicampeão, "Fernandinho" Alonso. GP do Bahrein de 2004, primeira vez da F1 por lá.

"Fernandinho", assista e lembre-se de como se disputa uma corrida. Combatividade, esta palavra o faz lembrar de algo? Reveja seu duelo com "Marketing" Webber (que usa de meios desleais para defender a posição). Espero que ao assistir esqueça sua performance de ontem.

sábado, 14 de abril de 2007

Sakhir, sábado


Felipe Massa conquiustou pela segunda vez consecutiva a pole position nesta temporada. Ao lado dele estará o excelente Lewis Hamilton, seguido por "Geladeira" e Fernandinho. A BMW consolida-se como terceira força do campeontato colocando seus carros na quinta e sexta posições, com Heidfeld e Kubica, respectivamente. "Fisico" em sétimo, Webber (quero ver amanhã...) em oitavo, Trulli em nono (onde está o "Half"?) e "DiCaprio" Rosberg fechando os dez primeiros. Davidson teve ótimo desempenho conseguindo o 13º posto, à frente dos dois pilotos da Honda que... é melhor não comentar. Mas comentarei outras coisas:

- O carro de Kimi deve estar mais pesado do que o de Massa, 0.479 a mais é muito tempo...

- Alonso parece não ter achado o acerto ideal para esta pista, ou também largará com mais gasolina, hipótese na qual acredito menos...

- Felipe precisa largar bem, caso contrário...

Segue a tabela dos tempos, como sempre, retirada do grandepremio.com.br:

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Sakhir, sexta 13

Nesta sexta-feira 13 (cuidado) realizaram-se os treinos livres para o GP do Bahrein, terceira etapa do campeonato. Kimi "Geladeira" foi o mais veloz nas duas sessões. Na primeira, seguido por Massa, Hamilton e Alonso. Na segunda, seguido por Hamilton, Massa, Kubica e Alonso. A briga continuará entre Ferrari e McLaren, com a BMW querendo entrar na "festa". Alguns comentários:

- Equipe Williams, que belo início de temporada... Frank Williams e Patrick Head mostram que ainda sabem como fazer as coisas... Viu Toyota?

- Aproveitando o assunto "Toyota"... Para quem se diz entre os três melhores da atualidade, "Half" Schumacher está levando um "banho" de Jarno Trulli até este momento.

- Estava assistindo o "Globo Esporte" e vi a matéria sobre os treinos livres... Pensam que somos idiotas? Eu fico realmente puto com isso. Insinuaram que Kimi não é tão bom assim, dizendo que ele não é "perfeito" como Schumi, com a imagem de uma escapadinha do finlandês. Schumi frequentemente dava suas escapadas nos treinos de sexta, pois estava buscando o limite do carro e da pista. Fiquem calmos, não estou dizendo que Kimi é melhor que Schumi... O problema é como os fatos são expostos, sempre querendo levantar o Brasil-sil-sil... Seguem as tabelas das duas sessões de hoje, retiradas do grandepremio.com.br:


Primeira sessão:



Segunda sessão:

quarta-feira, 11 de abril de 2007

"Tô de mal!"

Mais uma da Malásia. Como não achei um mais curto vai esse vídeo mesmo. Mostra desde a chegada até o pódio. Gostaria de chamar a atenção para dois momentos:

- Nosso amigo "O Narrador" não se cansa de chamar Hamilton de "Robinho". Até quando? E, junto com seus colegas de transmissão, tentam defender Massa de qualquer jeito. Até Reginaldo Leme entrou na "onda". Triste.

- E o que me fez "postar" este vídeo: Reparem que Ron Dennis simplesmente ignora a existência de Kimi "Geladeira", dá as costas para o "Homem de Gelo". A briga deve ter sido feia. Motivos para sentir saudades do finlandês ele não têm.

Coluna Curva 1


Depois do feriado longe daqui, um "mouse" problemático e uma torção no tornozelo esquerdo durante um treino na faculdade (está inchado e dolorido) consegui voltar. E voltei com a segunda coluna "Curva 1", de nome:

A "Massa" desandou


Após o GP da Austrália esperava-se um novo domínio dos carros vermelhos, talvez com uma diferença um pouco menor em relação aos carros cromados. O resultado final surpreendeu muitos (me incluo nesses), não pela vitória de Fernandinho, mas pela dobradinha e pelo ritmo de corrida apresentado pelos bólidos da Mclaren. Certamente os engenheiros da equipe inglesa encontraram algo que possibilitou esse salto de desempenho. Muito bom para o campeonato!

Desta vez Fernandinho largou muito melhor do que na corrida anterior, foi beneficiado pela boa largada (mais uma) de Hamilton e seguiu tranqüilamente para a vitória. Fez o necessário e o fez com competência.

Já o "Homem de Gelo" fez uma corrida conservadora demais, tivesse ele forçado um pouco o ritmo por duas ou três voltas e teria a possibilidade de ultrapassar Hamilton na pista... O medo de uma quebra do propulsor lhe custou dois pontos que podem fazer falta lá na frente.

Falando em arriscar... Massa precipitou-se nas tentativas de ultrapassagem sobre Hamilton. Segundo o próprio Felipe e pelo que ficou claro nas imagens, seu carro era mais rápido. Ele conseguiria a ultrapassagem. Talvez naquele ponto mesmo. As ultrapassagens de Rubens sobre Button - perfeita - e "Test Wurz" sobre "Tio David" - o lance mais bonito da prova - mostraram que o feito era possível. Mas se Felipe tinha um carro para disputar com Fernandinho, por que não ultrapassou Heidfeld? Kimi está com 16 pontos, Massa tem apenas 7, atrás inclusive de Heidfeld, que soma 10 pontos. A continuar assim não poderá reclamar depois.

Lewis mostrou calma e maturidade nos momentos em que foi pressionado por Felipe - primeiro dando o famoso "X" no brasileiro e depois induzindo-o ao erro - e por Kimi, se bem que não foi tão pressionado pelo finlandês. Fez uma ótima largada novamente e no fim da corrida andou um pouco mais devagar, provavelmente por causa do cansaço. Não custa lembrar que na GP2 as provas duram, em média, metade do tempo de um GP de Fórmula 1.

Antes dos destaques positivos e negativos, uma observação:

A transmissão brazuca foi uma lástima, tentando arrumar desculpas para o erro bobo de Felipe Massa. Sobre este assunto, recomendo o "post" de Flavio Gomes em seu blig, com o título: "Alonso: a diferença que um piloto faz".

Destaques positivos:

- McLaren: a equipe parece ter encontrado o caminho... sorrisos no rosto de Ron Dennis serão vistos com mais freqüência...

- Nico "DiCaprio" Rosberg: fazia uma excelente prova, estava repetindo o sétimo lugar da Austrália quando seu carro quebrou. Ah sim, antes de quebrar estava à frente da Toyota...

- "Test Wurz": largou em 19º, chegou em 9º. E ainda mostrou para "Tio David" como se faz uma ultrapassagem...

- Rubens Barrichello: com a carroça que é o RA107 largou do box e chegou em 11º. Destaque para a combatividade apresentada, mesmo com um carro que desanimaria qualquer um.

Destaques negativos:

- Felipe Massa: largou mal, quis se recuperar, foi afoito, acabou saindo da pista e depois ficou quietinho no 5º lugar. Desempenho pífio para quem pretende lutar pelo título.

- Jenson Button: largou em 14º, chegou em 12º, logo atrás do companheiro de equipe que largou em... último. Parece desmotivado e ofuscado pelo brilho de seu conterrâneo Lewis Hamilton.

No mais, uma corrida regular, com grandes emoções apenas no início. Até a próxma coluna!

quinta-feira, 5 de abril de 2007

Antes de partir...

... recomendo a leitura da coluna "Warm Up", que é escrita semanalmente pelo jornalista Flavio Gomes e publicada às quintas-feiras no Grande Prêmio. A coluna, intitulada "Vai patinar", trata da proibição do controle de tração para a próxima temporada. O que ele diz vai ao encontro do que penso sobre o assunto. Boa leitura e bom feriado!




Faixa branca


Eu poderia ter tratado deste assunto no "post" anterior mas preferi dar atenção especial a este fato "tão importante"... Durante os testes em Sepang foram experimentadas duas novas formas para identificação dos pneus moles: um círculo vermelho (que ficou horrível) e faixas brancas em um dos sulcos de cada pneu. Num surto de sensatez dos que cuidam do assunto - acontecimento raro, diga-se de passagem - foram adotadas as faixas brancas. Agora será possível identificarmos quem usará pneus duros ou moles... Só espero que nosso amigo "O narrador" não esgote a nossa paciência e seja breve ao explicar... Na Austrália ele insistiu demais no assunto... Vou viajar hoje e só volto domingo à noite, portanto este espaço ficará "órfão" nesses dias. Assim que voltar falo sobre os treinos e a corrida!

O horrível círculo vermelho:

"As escolhidas":

terça-feira, 3 de abril de 2007

Testes em Sepang

Desculpem-me pelo "silêncio" de alguns dias... Bem, aos fatos. Quanto aos testes realizados durante os dias 27, 28, 29 e 30 de março não há muito para comentar. É do conhecimento de todos que os tempos obtidos são irrelevantes, já que cada equipe coloca seu carro na pista com um propósito: uns testam componentes novos, outros preocupam-se em fazer voltas rápidas, outros fazem simulações de corrida, et cetera... No primeiro dia, Kubica foi o mais rápido; no segundo, Kimi no topo; no terceiro dia de testes, chuva, sol, chuva e Hamilton liderando; por fim, no quarto e último dia, Kovalainen, desta vez mais na pista do que na grama, ficou com a melhor marca. O fato merecedor da minha atenção nesses dias de testes foi a McLaren colocando dois retrovisores a mais no carro de Lewis Hamilton. Talvez tenham sido colocados para o inglês decidir com quais ele veria melhor o estouro do motor Mercedes...