quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Ficam onde estão?




Fernando Alonso diz que não há motivos para sua saída da McLaren ao final da temporada.


"Tenho um contrato para o próximo ano e não vejo nenhum problema. Venci quatro corridas e estou lutando para o campeonato. Sendo assim, tudo está bem e estou feliz. Converso com os engenheiros, os mecânicos, todo mundo desde o início da temporada. Até agora, o relacionamento não mudou. Eles são profissionais e focados em fazer o melhor para conquistar bons resultados".


Será que eu vou "queimar minha língua"? Para mim, era quase certa a saída do espanhol... Veremos...





Pelos lados da Ferrari, Luca Colajanni, assesor de imprensa da equipe, veio a público para dizer que a dupla de pilotos para 2008 permanece a mesma.


“A Ferrari já tem dois pilotos para o ano que vem, Kimi Raikkonen e Felipe Massa, e não pretendemos mudar nenhum deles. Estão dizendo muitas besteiras por aí. Já temos dois pilotos.”


Bom, essas palavras eram esperadas (pelo menos por mim). MAS prefiro esperar ainda... Parece que eles fazem de propósito, só para fundir o nosso cérebro.

Hamilton proporá "código de conduta"




Lewis Hamilton quer propor um "código de conduta" entre ele e Fernando Alonso para as últimas três etapas do Mundial.


“Ambos temos de ser muito cuidadosos e lembrar que somos companheiros de equipe. Provavelmente vou falar com ele durante o fim de semana sobre isso, pois não conversamos desde Spa e tenho minhas opiniões sobre isso”, foram as palavras do inglês.


Faz-me rir... Todos sabem que "na hora do vamos ver" ninguém segue regra alguma...
Lembram do "acordo" entre Senna e Prost em 1989? Senna "interpretou" à sua maneira em Imola e no final da temporada deu no que deu.


Hamilton deve é se preocupar em fazer o que não tem feito ultimamente: superar o companheiro.

Homenagem a McRae

Aí está o capacete que David Coulthard usará neste final de semana, no GP do Japão.





Uma bela iniciativa do escocês. E não é que ficou bonito?

Boa noite. Durmam com Deus

Errei o nome, desculpem-me... Onde está escrito Deus, leia-se David Gilmour.





Sim, a guitarra dele "fala". Sentimentos que tocam a alma.
Sim, sou grato por poder ver e ouvir tudo isso.


Disseram-me uma vez: "se você domina a técnica, o sentimento é dispensável". Discordo totalmente.


"Sing to me..."


Boa noite.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Mais segurança




O site da Autosport publicou uma matéria na qual a FIA diz que irá melhorar a proteção dos pilotos aumentando um pouco as laterais do cockpit; a mudança está prevista para a próxima temporada.


Ainda não se sabe ao certo como será feito isso, quais serão as medidas... O que se sabe é que isso acontecerá por causa de uma campanha liderada por Alexander Wurz e David Coulthard, protagonistas de um acidente no GP da Austrália, no qual o carro do escocês passou a centímetros da cabeça do austríaco.

Massa nega transferência


Felipe Massa, em entrevista a uma agência de notícias chinesa, negou categoricamente a possiblidade de ir para a Toyota na próxima temporada.


"Esta história sobre correr na Toyota no ano que vem não existe", disse o brasileiro.


Massa ainda disse que estaria negociando a extensão do seu contrato - que inclui a temporada 2008 - para 2009.


Sei que nos posts anteriores disse não acreditar na saída de Felipe. Mas não apostaria todo o meu dinheiro na permanência dele na Ferrari...

Kimi agressivo




Kimi Raikkonen diz que não tem nada a perder e que vai arriscar tudo neste final de semana, no GP do Japão.


Seguem as palavras do finlandês: "É difícil dizer quem levará vantagem. Sabemos que a McLaren será forte, mas eles sabem o mesmo da gente. Tentaremos surfar na onda da dobradinha em Spa-Francorchamps: as duas McLarens ainda estão bem à frente e não querem cometer erros bobos. Não tenho nada a perder, mas eles tem de tomar cuidado".


Será que veremos um Kimi como em Suzuka/2005? Aquele deu gosto de ver. Vibrei junto com os mecânicos da McLaren, meio que por impulso... quando dei por mim estava em pé... Vejam o vídeo e relembrem esse momento emocionante.





Acho que os "loucos por F1", como eu, ainda acreditam que lances como esse possam ocorrer.


Um último comentário: não conheço a pista de Fuji, mas já estou com saudade de Suzuka...

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Boato ganha força




Agora já se fala em valores. Segundo o jornal "News of the World", a Ferrari teria oferecido um contrato com o valor de aproximadamente U$$ 40 milhões para Fernando Alonso. No lugar de Felipe Massa, que estaria mesmo indo para a Toyota.


Fala-se também na existência de um pré-contrato entre o asturiano e a equipe italiana, que encontra em Ron Dennis e na multa rescisória de U$$ 20 milhões os principais obstáculos.


Os advogados de Alonso tentarão se basear na cláusula existente no contrato do piloto com a escuderia inglesa, que libera o espanhol caso sua imagem seja prejudicada por causa da equipe. Isso, primordialmente, para sair da equipe, já que o clima na McLaren é insuportável. A defesa da turma de Woking se baseará no fato de que o espanhol não sofreu danos na disputa pelo título de 2007.


A transferência de Fernando para a Ferrari no lugar de Felipe pode ser um indício da saída de Jean Todt para a entrada de Ross Brawn - esta por força de Luca di Montezemolo.


O jornal também fala da visita de Massa ao motorhome da Toyota e faz um adendo: o brasileiro estaria acompanhado de seu empresário, Nicolas Todt. Segundo o periódico, o acordo Massa-Toyota estaria praticamente fechado.


O que eu acho disso?

Ainda não acredito nesses boatos... Acredito que Alonso sairá da McLaren, mas não acho que seu destino seja a Ferrari.

E, se Massa realmente for para a Toyota, que torça para eles "acertarem a mão" no carro de 2008... outra hipótese na qual não acredito...

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Novo boato




Alguém imaginou esta possibilidade para Felipe Massa? Acredito que não, mas o site Grandprix teria ouvido de algumas pessoas que conversarsam com um dirigente da Ferrari a informação de que existe o desejo trazer Fernando Alonso para a escuderia italiana.


Para quem sobraria nesta "dança das cadeiras"? Sim, para o brasileiro que, segundo a matéria, já teria até visitado o motorhome da Toyota, visando uma possível transferência para o time nipônico em 2008.


Sinceramente, não acredito muito nestas possibilidades. Alonso quer sossego, ser primeiro piloto e ter total prioridade; com Kimi como companheiro esse não seria o caso. Quanto a Felipe Massa, por mais que seu desempenho tenha ficado aquém do esperado pela equipe, não acredito na sua saída da Ferrari.


Embora tudo possa acontecer...


Montagens: Grande Prêmio

"Ah, que peninha..."




O colombiano Juan Pablo Montoya disse ter pena de Fernando Alonso por causa da situação do espanhol na McLaren. Disse ainda que Lewis Hamilton é como o bebê de Ron Dennis...


Tendo a concordar com Juan quando ele diz que Dennis prefere ver Hamilton campeão... acho que isso é óbvio para todos.


Nas declarações percebe-se o motivo pelo qual Montoya não continuou na Fórmula 1: ele não aceitava, ou não queria aceitar, muitas coisas que aconteciam - e acontecem - principalmente fora das pistas.


Uma pena... Acredito que o colombiano não mostrou seu verdadeiro valor enquanto esteve na categoria máxima do automobilismo mundial. E, pior do que isso, acabou indo para a NASCAR... Bom, o importante é ser feliz...

"Uma esmola pelo amor de Deus..."




Pelo visto Flavio Briatore está mesmo disposto a trazer Fernando Alonso de volta à Renault. Ele pediu uma "pequena" ajuda ao principal patrocinador da equipe, o banco holandês ING : U$$10 milhões - além dos U$$ 30 milhões que recebe por ano do banco - para custear a volta do asturiano.


Briatore sabe que Fernando não continuará na McLaren, teoria que ficou mais forte após as declarações de Ron Dennis.


Falando em Ron Dennis... o chefão da McLaren disse que não haverá mudanças: Alonso e Hamilton serão tratados da mesma maneira, sem preferência para lado algum, como foi durante temporada toda. Se cumprir a palavra, palmas para ele.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Ano para esquecer




Essa notícia foi publicada ontem no Grande Prêmio: "Honda sabotou Aguri na Bélgica, afirma fonte".


Não sei o que dizer... Não importa o qual será o desepenho da equipe nipônica nas últimas três provas do campeonato, só há uma coisa a dizer: 2007 é um ano para a Honda esquecer, definitivamente.


Sobre a foto, é uma nova asa dianteira que a Honda testou hoje (18), em Jerez. By the way, os tempos deste teste, by Grande Prêmio:


McLaren volta atrás

A McLaren iria apelar da punição sofirda no GP da Hungria, corrida na qual ocorreu o incidente nos boxes entre Alonso e Hamilton, mas desistiu.


Qual seria a utilidade? Parece que eles apelariam para descontar o valor da premiação pelos pontos obtidos na prova magiar da multa de U$$100 milhões imposta pela FIA à equipe inglesa. Bom, eles desistiram.


Vai entender...

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Homenagem




No último sábado, em virtude de um acidente de helicóptero, faleceu o campeão do Mundial de Rally de 1995, o escocês Colin McRae (na foto, à esquerda). Tinha apenas 39 anos.


Como considero pilotos de Rally os mais habilidosos dentre os que gostam de acelerar, faço aqui uma humilde homenagem ao campeão.


2006, X Games... não preciso dizer nada. É só assistir ao vídeo.





Descanse em paz, Colin.

Acabou...




...Como começou. Sem ser incomodado em momento algum - só seria incomodado se ele estivesse no meu lugar, torturado pela da empolgação inútil do "Narrador"... um dia eu aprendo... aperto a tecla "mute" e ligo o rádio - Kimi Raikkonen venceu o GP da Bélgica. Felipe Massa (2º) e Fernando Alonso (3º) completaram o pódio. Lewis Hamilton foi o quarto.


O momento de maior emoção, só para variar, foi a largada. Alonso foi incomodado por Hamilton e deu um "chega pra lá" no inglês na saída da La Source - manobra normal, diga-se de passagem. Ou alguém acha que Lewis agiria de outra maneira se estivesse no lugar de Fernando?


Mesmo assim Hamilton tracionou um pouco melhor e conseguiu uma pequena vantagem na descida em direção à Eau Rouge. Só que Alonso estava por dentro e não deu espaço para Lewis, que foi obrigado a "tirar o pé" na "Água Vermelha". A partir daí as quatro primeiras posições se mantiveram até o final.


Aliás, onde Hamilton estava com a cabeça para andar rápido no final da corrida? Pensou ele que poderia alcançar Alonso? Quase rodou... Será que está sentindo a pressão? O espanhol vem tirando a diferença, ponto a ponto...


No mais, destaque para a corrida de Adrian Sutil, que chegou a andar em 12º e para Robert Kubica, que travou um duelo intenso com Heikki Kovalainen, outro destaque.


Ah, sim a Ferrari garantiu o título dos Construtores... quem liga pra isso?


A classificação final, by Grande Prêmio:


sábado, 15 de setembro de 2007

Spa, sábado




Hoje Kimi Raikkonen não teve motivos para cara feia. O finlandês conquistou a pole position por míseros 17 milésimos sobre Felipe Massa, o segundo.


Fernando Alonso rodou na primeira tentativa e ficou com a terceira posição. Acredito que o espanhol poderia ser segundo ou primeiro, mas teve que fazer uma volta que o garantisse entre os primeiros e, se possível, na frente de Lewis Hamilton - objetivo alcançado. O inglês, aparentemente mais pesado que os três que estão à frente, larga em quarto.


Robert Kubica seria o quinto, mas teve que trocar o motor de sua BMW e caiu para 15º.
Rubens Barrichello larga em 18º, quatro posições atrás de Jenson Button.


Se a La Source não tivesse sofrido as modificações, diria que tudo poderia acontecer na largada... Mas resolveram acabar com a emoção daquela curva, e com a minha adrenalina também...


Eu sei, tô econômico hoje. É a pressa... A tabela dos tempos, cortesia do Grande Prêmio:


sexta-feira, 14 de setembro de 2007

FIA divulga os fatos motivadores da punição à McLaren

A reportagem completa encontra-se no Grande Prêmio


Ao ler a matéria confirmei o que disse ontem sobre a punição: ficou barato, mas muito barato para a McLaren.


O que me intriga ainda é o fato de ninguém ter mencionado ainda o que Lewis Hamilton disse para ser "premiado". Alonso e De la Rosa foram mencionados, é do conhecimento de todos o que eles sabiam. E o inglês? Lewis não sabia de nada? As informações provenientes da Ferrari não circularam por toda a equipe? Claro que sim!


Só que não saiu em nenhum lugar o que Hamilton teria dito. Isso chamou minha atenção desde que foi divulgado o resultado da reuinão de ontem.


Espero que isso não seja nenhuma "patriotada" (sempre pensando principalmente no $$$) da dupla "Max & Bernie"...

Spa, sexta




Kimi começou o dia na frente, mas ao final das duas sessões não teve muito o que comemorar. Ficou em quarto na segunda sessão, a 0.512 do 1min46s654 de Fernando Alonso (terceiro na primeira sessão), o mais rápido do dia, que não precisou suar para fazer este tempo. Lewis foi o segundo nas duas sessões. Felipe Massa bateu na primeira sessão, ficando sem tempo, e na segunda foi o terceiro, a 0.299 de Alonso.


Os dois carros da Toyota apareceram bem na segunda sessão: Trulli em quinto e "Half" em sexto. A Honda, no calvário de sempre, lá atrás... Rubens Barrichello, que de uns tempos para cá vem sendo batido constantemente por Jenson Button, ficou em 15º nas duas sessões, enquanto Button foi 10º na primeira e 14º na segunda.


Quem apareceu bem foi Sakon Yamamoto, ficando em 17º no "2º tempo" , à frente de seu companheiro de equipe, Adrian Sutil, dos carros Super Aguri e dos da Toro Rosso.


Sei que é pessoal, mas não gostei do novo traçado da "Bus Stop". Perdeu todo o charme...


Acredito que a briga pela pole amanhã será acirrada. Não me arriscarei a dar palpites. Segue a tabela da primeira e segunda sessões, respectivamente, by Grande Prêmio:





quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Confirmado...




...agora há pouco. A McLaren não foi excluída deste e nem será excluída do próximo Mundial de Fórmula 1.


A punição recebida pela escuderia inglesa foi a perda de todos os pontos no Mundial de Construtores e a impossibilidade de marcar pontos até o fim da temporada, além de uma "multa" de U$$ 100 milhões.


Lewis Hamilton e Fernando Alonso não sofreram punição, continuam com 92 e 89 pontos, respectivamente, e continuam na disputa pelo título.


Leia o comunicado divulgado pela FIA, traduzido pelo Grande Prêmio:


"Uma reunião extraordinária do Conselho Mundial da FIA foi realizada em Paris no dia 13 de setembro de 2007. As seguintes decisões foram tomadas:

'O Conselho Mundial retira da Vodafone McLaren Mercedes todos seus pontos no Mundial de Construtores de 2007 e a equipe não pode mais marcar pontos até o fim da temporada (os pontos ganhos pelas outras equipes não serão afetados).

Além disso, a equipe terá de pagar uma multa de US$ 100 milhões, descontadas as perdas das premiações da FOM como resultado da dedução dos pontos.

Diante das circunstâncias excepcionais pelas quais a FIA deu aos pilotos imunidade em troca de evidências, não haverá punição alguma aos pilotos no que diz respeito aos seus pontos (mas nenhum representante da McLaren poderá subir ao pódio caso a equipe vença alguma das corridas restantes do campeonato).

O Conselho Mundial receberá um informe completo e detalhado sobre o carro da McLaren de 2008 e tomará uma decisão na reunião de dezembro de 2007 no que diz respeito a alguma sanção que possa ser imposta ao time para a temporada de 2008.'

As explicações completas desta decisão serão publicadas no dia 14 de setembro de 2007."



Tudo bem, mas tenho uma dúvida:

Qual foi a informação que Lewis Hamilton deu à FIA? O que De La Rosa e Alonso forneceram todos sabemos. E o inglês? Sei não viu...


Conclusão do blog: ficou baratíssimo para a McLaren. Tá pensando que é só no Brasil que as coisas acabam "em pizza"?
Nota: Ferrari emite comunicado dizendo-se satisfeita com a punição. É ou não uma verdadeira "pizza"?


Resta saber o que será de Fernando Alonso na próxima temporada. McLaren? Renault? Toyota? Casa?


Ainda é um mistério...

McLaren excluída do Mundial deste e do próximo ano (??)

E não acabou em pizza! A McLaren acaba de ser excluída do Mundial de 2007 e 2008, pelo menos são as informações que chegaram até agora.


Uma decisão que sinceramente, me surpreendeu. Claro que ainda cabe recurso, a McLaren certamente irá recorrer e poderá até continuar na disputa, sub-júdice.


O que será que acontece a partir de amanhã em Spa?


Alonso vai mesmo aparecer pela Renault? E Hamilton, como fica? Cara, que loucura!


Mais tarde volto para dar detalhes.


Nota de atualização: o site Autosport, que divulgou a nota, publicou outra agora há pouco dizendo que não é bem assim, que a decisão não foi confirmada ainda. Veja aqui uma breve explicação da bagunça sobre as informações.

Trilha sonora do momento

Enquanto aguardamos o resultado da reunião do Conselho Mundial, uma canção que apesar de ser antiga ilustra bem a sociedade atual como um todo (ou quase todo, se preferirem).





Ah se esses dois resolvessem suas diferenças... Acho que é mais fácil excluirem a McLaren e a Ferrari do campeonato do que Gilmour e Waters fazerem as pazes... infelizmente...

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

"I'm coming home..."




Notícia publicada ontem no Grande Prêmio: "Alonso pode encerrar temporada na Renault".


Será? Isso explicaria a investida de Ron Dennis para cima da Renault. Explicaria porque Alonso parece tão tranquilo quanto ao resultado da reunião de amanhã... Explicaria porque Briatore ainda não anunciou sua dupla de pilotos para 2008.


Dependendo do que acontecer Alonso pode aparecer em Spa já como piloto da escuderia anglo-francesa... Neste cenário, com a McLaren excluída do campeonato - incluindo Lewis Hamilton - o espanhol precisaria apenas manter a regularidade e somar alguns pontos para ser tricampeão, o que não seria tão complicado assim. Explico: Alonso é mais rápido do que Fisichella e Kovalainen e ainda sabe como fazer os pneus Bridgestone trabalharem com eficiência... Isso faria o R27 ser uns 3,4 décimos mais rápido, andando à frente das BMW... Bom, são apenas boatos, mas...


Ainda diz na nota que Ron Dennis pode abandonar a chefia da equipe e a Mercedes-benz controlar tudo, criando uma "nova" equipe... No post anterior falei na possiblidade da Prodrive, "quase" isso...


Esperemos! É amanhã!


terça-feira, 11 de setembro de 2007

A "pizza" cresce...




Todos estão aguardadando ansiosamente a "Grande festa da Pizza", quinta-feira, quando o Conselho Mundial se reunirá em Paris.


Começaram a surgir mais ingredientes. A Mclaren acusa a Renault e a Ferrari de terem irregularidades em seus carros. Briatore já se pronunciou, dizendo-se despreocupado e que é um ato de desespero de Ron Dennis e cia.; já a Ferrari não disse nada por enquanto...


A FIA confirmou ter recebido as denúncias sobre a Renault e que as analisará numa outra situação. Na quinta, o assunto é a McLaren.


Para coroar toda a situação, adivinhem quem estão dizendo que ajudou Ron Dennis a preparar as acusações contra a Ferrari? Sim, Nigel Stepney... Se é verdade não sei, mas não duvido...


Jackie Stewart, tricampeão mundial, tocou no principal ponto dessa história: o lado financeiro. Disse também que tudo que está acontecendo não é novidade. Concordo plenamente. Equipes tentando "driblar" o regulamento e "espionando" é tão velho quanto a roda...


Duvido muito que "Tio Bernie" deixe o caso chegar ao ponto de a F1 ter grandes prejuízos... Acho que tudo se resolve na quinta. Meu palpite: no máximo, perda dos pontos da McLaren no Mundial de Construtores. E Alonso não fica na equipe inglesa em 2008.


P.S.: Caso meu palpite esteja errado e a McLaren seja excluída do campeonato de 2008, não se preocupem, ela estará lá mesmo assim. Só que como Prodrive...

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Coluna Curva 1



Resumo da Ópera



Como não escrevo a coluna há algum tempo, resolvi fazer um "resumão" do que ocorreu enquanto estive "ausente": a Ferrari reagiu no campeonato, Kimi resolveu andar um pouco mais forte, o caso de espionagem, o conflito interno na McLaren...E?


Acabo caindo no mesmo assunto abordado por Fábio Seixas, Ivan Capelli, Alessandra Alves e Victor Martins: um campeonato que, ao olharmos para a tabela dos pontos, chegaremos a conclusão que estamos diante de uma disputa acirradíssima. Se olharmos para as corridas no entanto... Confesso que muitas vezes foi difícil ficar acordado ou continuar assistindo.


Todos disseram várias coisas interessantes, excelentes opiniões. Agora acho que é a hora de eu colocar aqui minha opinião (eu disse anteriormente que este assunto mereceria uma coluna). Os itens citados abaixo podem não resolver o problema, mas pior do que hoje não fica:


Nas regras:

- retorno à classificação nos moldes de 12 voltas para cada piloto e do warm up;

- pontuação só até o sexto colocado (10,6,4,3,2,1);

- fim do parque fechado.

Será que só eu cansei (lá vamos nós com a palavra... coitada, ela não tem culpa de nada) de ver aquela chatice da "queimação" de combustível? Em tempos de aquecimento global, não é um tanto quanto contraditório andar à toa?

Nota: agora eu entendo porque a Honda não participa da "superpole"...

E o parque fechado, se continuar a existir, acabará com os domingos... serão desnecessárias as corridas, já que tudo é decidido no sábado...


Em relação aos carros:

- fundo plano;

- volta dos slick imediatamente (pare de enrolar FIA!);

- carros mais largos e com asas dianteira e traseiras com as mesmas alturas que possuiam até 1997;

- restrição aos penduricalhos aerodinâmicos;

- câmbio seqüencial, com alavanca no cockpit.


Alguns podem dizer: "se com carros estreitos eles não passam, imagine com carros mais largos..."

Até onde meus parcos conhecimentos permitem que eu diga algo, carros mais largos sofrem menos com a turbulência. Um carro que dependa mais da aderência mecânica também.

Eu não estou nem aí, se os pilotos querem moleza que fiquem em casa. Tudo que o regulamento puder fazer para dificultar a vida deles, obviamente sempre pensando na segurança, ótimo. Por isso o câmbio de alavanca.


Claro que, como disseram Ivan Capelli e Fábio Seixas, se os pilotos não assumirem riscos tudo isso acima não serve pra nada. Mas se for menos difícil ultrapassar sempre aparecerá um "atrevido" ou "arrojado" ou "maluco", como preferirem...


Falemos um pouco do campeonato:

- Mesmo contra tudo e contra todos (FIA e McLaren) e com uma corrida mediana na Turquia, Fernando Alonso está a cinco pontos de Lewis Hamilton...

- Essa é a briga do campeonato. Ponto. Felipe e Kimi podem até chegar perto, mas o título fica com um dos pilotos da McLaren.

- "Half" periga não ter lugar nem no DTM, apesar de corridas "decentes" nos últimos tempos...

Última: se Alonso for campeão (e acho que será), não corre em 2008.

"Zebrinhas"

...E os pilotos andaram reclamando das zebras do circuito de Monza, dizendo que eram altas demais... Vejam este vídeo, de 1978. Imaginem se as zebras ainda fossem assim... Teria gente dando "piti"...