Depois de mais um longo período ausente estou de volta. Tenho muito a por em dia, dar minhas opiniões sobre o final do campeonato, o título de Kimi, as "lambanças" de Hamilton e da Mclaren.
Basicamente, foi justo que Kimi ficasse com o título. E agora, mais do que nunca, Massa que se cuide. Ou será mesmo o segundão...
Por ora é só. Deixo vocês com um excelente texto de Ivan Capelli, intitulado "De Caju a Hamilton". Divirtam-se!
sexta-feira, 26 de outubro de 2007
quarta-feira, 10 de outubro de 2007
Com que "roupa" eu vou?

Renault ou Toyota? Qual será a "roupa" que Fernando Alonso vestirá em 2008? Porque fica cada vez mais "impossível" acreditar que ele fica na McLaren.
Segundo a revista espanhola "Autopista", Alonso teria se reunido com Flavio Briatore e Pat Symonds para discutir detalhes de uma suposta volta à escuderia francesa. Briatore e Symonds inclusive teriam mostrado detalhes do R28, carro da equipe para a próxima temporada. Ele assinaria um contrato com duração de dois a três anos.
Pelos lados da Toyota, além de os japoneses oferecerem cerca de U$$ 70 milhões a Fernando, estariam também tentando contratar Briatore para dirigir a equipe. Este era o boato que corria em Xangai - onde Briatore não apareceu - segundo fontes do Grande Prêmio.
Eu acredito mais no retorno de Alonso à Renault. Mas se os japoneses realmente contratarem Briatore, muda tudo.
E a Prodrive hein? Parecia que estava tudo certo e que a equipe de David Richards seria o "time B" da Mclaren. Só que as negociações fracassaram e a Prodrive está "nua".
Qual será a "roupa" que a Prodrive "vestirá" em 2008, se é que vai vestir?
Está tudo tão "nebuloso"...
segunda-feira, 8 de outubro de 2007
Massa segundão?

Felipe Massa encerrará a temporada de 2007 como segundo piloto da Ferrari, isto é fato. Mas e em 2008, o que será de Felipe Massa?
Querem uma pista? Seguem as palavras de Luca Baldiserri, chefe das atividades de pista da escuderia italiana:
"Michael (Schumacher) é um heptacampeão e estivemos dez anos juntos. Era só ver seus olhos para perceber se o carro tinha algum problema e entender o que ele queria dizer. Com Kimi, nós sofremos no início, pois ele teve problemas de adaptação ao carro, aos pneus Bridgestone."
"Só que admito: após a metade da temporada, o que ele fez está no mesmo nível de Michael. Uma pessoa que faz uma corrida como a de ontem, em condições como aquelas, sem errar é um grande piloto."
Já ouviram ou leram declarações parecidas citando Felipe? Acredito que não haja dúvida...
A política da Ferrari é a de dar preferência para um piloto, gostemos disso ou não. E a escolha foi feita. Aliás, falei disso há algum tempo: ninguém contrataria um piloto pagando salários altos e lhe daria a posição de segundo dentro da equipe.
Não na Ferrari...
Ron Dennis: bate-boca e nervosismo

O chefe da McLaren, Ron Dennis, anda meio irritado. Ele discutiu com um jornalista do diário espanhol "AS", em entrevista concedida após o GP da China. Está no Grande Prêmio.
Dennis precisa pensar um pouco mais antes de dizer certas coisas. Ele deu motivos para o jornalista fazer tais colocações.
"Para um bom entendedor, meia palavra basta". Sim, eu acho que Dennis favorece Hamilton. Mas não pode ser algo tão "escancarado". Sinceramente, em "condições normais" não acredito que Alonso levaria mais de meio segundo de Hamilton, por exemplo. O equilíbrio foi constante durante a temporada, diferenças mínimas.
O que ele não quer de jeito algum é ver Alonso campeão e levando o número um para outra equipe, depois de tudo que aconteceu.
Erro infantil - de Hamilton e da Mclaren - traz a decisão para o Brasil

A chuva estava para chegar? E daí? Melhor era pontuar e, na pior das hipóteses, chegar no Brasil com nove dedos e meio na taça.
Alguns erros em seqüência - de Hamilton e da McLaren, culminando no atolamento do carro do inglês na brita - fizeram com que a decisão do título viesse para o Brasil.
Lewis ainda tem a situação a seu favor, mas agora a experiência de Alonso e Raikkonen pode pesar. Ou não... Estou extremamente cansado. Amanhã, se tudo der certo, voltarei para escrever algo decente. A classificação final do GP da China, by Grande Prêmio:
sábado, 6 de outubro de 2007
Globo ridícula
Mais uma vez a Rede Globo transmitirá o treino oficial com "delay". Que vergonha. Esse canal é um lixo.
Caso alguém queira acompanhar ao vivo, aqui está o link.
Que vergonha... que vergonha... Lixo!
Caso alguém queira acompanhar ao vivo, aqui está o link.
Que vergonha... que vergonha... Lixo!
sexta-feira, 5 de outubro de 2007
Xangai, sexta-feira

Kimi Raikkonen foi o mais rápido nas duas sessões. Que mostraram os carros da Ferrari e da Mclaren andando muito próximos. No mais, a Red Bull andando bem com os dois carros, a Toyota mostrando-se mais uma vez como "leão de treino" - apenas na sexta - e Heidfeld quebrando nas duas sessões.
Esses treinos, como sempre, não proporcionam muitos comentários.
A notícia mais importante da sexta foi a decisão da FIA em não punir Lewis Hamilton pelo que aconteceu no GP do Japão (relatado no último post). Pelo menos retiraram a punição dada a Vettel, que não perderá 10 posições no grid. É... Não punem, tiram o carro dele da brita e o de outros não...
Só para esclarecer: não tenho nada contra o inglês... Os comissários devem ser justos, apenas isso. Hamilton infringiu o regulamento e fez manobras perigosas. Deveria ser punido, e qualquer outro que fizesse o mesmo também deveria.
Os tempos da primeira e segunda sessões, respectivamente, by Grande Prêmio:

quinta-feira, 4 de outubro de 2007
Hamilton: culpado ou inocente?
Às vezes é difícil manter a assiduidade aqui... Não acho necessário citar meus motivos, enfim... Após um longo e tenebroso inverno, estou de volta
O vídeo acima pode complicar a vida do "quase campeão" Lewis Hamilton. São as imagens que a FOM (FIA, quem vocês quiserem) não tinha (ou não quis divulgar) da batida entre Vettel e Webber, desde o início.
Não foi necessário assistir o vídeo (pelo menos para mim) para saber que Hamilton - que fez uma excelente corrida - teve sua parcela de culpa no acidente. O inglês vinha fazendo "brake tests" durante todo o tempo em que esteve atrás do safety-car.
Em primeiro lugar, foi ridícula a punição a Vettel. A visibilidade era precária. Quantas corridas tem o garoto? Perigosas foram as manobras de Hamilton. Antes deste incidente, em uma das relargadas, Alonso quase saiu da pista para não bater em Hamilton.
Fora isso, Lewis infringiu o Regulamento Esportivo. Está no artigo 40.10: "O safety-car deve ser usado, pelo menos, até o líder ficar atrás, com todos os outros carros perfilados. Uma vez atrás do safety-car, o líder deve manter uma distância de cinco carros até ele". Talvez ele tenha respeitado a distância nas relargadas... Porque durante as voltas ele andava bem próximo, muitas vezes parecia que ele ia ultrapassar o safety-car.
Acredito que Hamilton é que deveria ser punido. No mínimo deveria perder 10 posições no grid em Xangai. Por menos - "questões internas" - puniram Alonso na Hungria. O que Hamilton fez no Japão foi perigoso, dadas as condições da pista. Claro que a minha opinião não é uma "verdade absoluta". E, se querem saber, não acredito numa punição ao inglês.
O vídeo acima pode complicar a vida do "quase campeão" Lewis Hamilton. São as imagens que a FOM (FIA, quem vocês quiserem) não tinha (ou não quis divulgar) da batida entre Vettel e Webber, desde o início.
Não foi necessário assistir o vídeo (pelo menos para mim) para saber que Hamilton - que fez uma excelente corrida - teve sua parcela de culpa no acidente. O inglês vinha fazendo "brake tests" durante todo o tempo em que esteve atrás do safety-car.
Em primeiro lugar, foi ridícula a punição a Vettel. A visibilidade era precária. Quantas corridas tem o garoto? Perigosas foram as manobras de Hamilton. Antes deste incidente, em uma das relargadas, Alonso quase saiu da pista para não bater em Hamilton.
Fora isso, Lewis infringiu o Regulamento Esportivo. Está no artigo 40.10: "O safety-car deve ser usado, pelo menos, até o líder ficar atrás, com todos os outros carros perfilados. Uma vez atrás do safety-car, o líder deve manter uma distância de cinco carros até ele". Talvez ele tenha respeitado a distância nas relargadas... Porque durante as voltas ele andava bem próximo, muitas vezes parecia que ele ia ultrapassar o safety-car.
Acredito que Hamilton é que deveria ser punido. No mínimo deveria perder 10 posições no grid em Xangai. Por menos - "questões internas" - puniram Alonso na Hungria. O que Hamilton fez no Japão foi perigoso, dadas as condições da pista. Claro que a minha opinião não é uma "verdade absoluta". E, se querem saber, não acredito numa punição ao inglês.
Assinar:
Comentários (Atom)