segunda-feira, 12 de março de 2007

Palpites 2007

Estamos a pouco menos de uma semana para o início da temporada 2007 da Fórmula 1. Portanto, farei alguns prognósticos. Será um "post" longo...

Isso também faz parte de uma brincadeira entre mim e meu amigo Marcus Mayer, da USP. Ao final da temporada compararemos nossos palpites e veremos quem errou menos. Aos palpites, então:

Mclaren:


O fato de ter trazido para a equipe o bicampeão Fernando Alonso já a coloca como uma das favoritas. O MP4-22 parece ser um carro mais rápido que o antecessor e, mais importante, parece mais confiável, aspecto que atormentou a equipe nos últimos anos. Também há o novato Lewis Hamilton, uma promessa. Que sempre forçará Alonso a andar rápido. Por essas e por outras, na minha opinião, Alonso é favorito ao título, também por sua velocidade, consistência e cabeça.

Renault:


A equipe bicampeã perdeu uma peça fundamental, por mais que Briatore não admita: sem Alonso as coisas não serão as mesmas. Durante os testes de inverno a equipe enfrentou dificuldades na adaptação com os pneus Bridgestone, o R27 parece não ter "nascido" tão bem quanto seus irmãos mais velhos e a dupla de pilotos não é a dos sonhos de Briatore e companhia. Fisichella certamente terá sua última chance para mostrar que pode fazer algo enquanto Kovalainen, outro novato promissor, ainda está "verde" para entrar numa disputa de título. A Renault estará bem em algumas corridas, mas brigará para ser apenas a terceira força do campeonato.

Ferrari:


Iniciará a temporada no patamar que a Renault iniciou a temporada passada: um pouco à frente das rivais. A F2007, principalmente nas mãos de Felipe Massa, mostrou nos testes da pré-temporada que é o carro a ser batido, pelo menos no início. Massa terá a grande chance de mostrar seu valor agora que não tem mais Schumacher como companheiro de equipe e Kimi Raikkonen ainda adaptando-se ao carro e ao modo de trabalho na Ferrari. Se Felipe chegar até a fase européia com resultados melhores que os de Kimi, estará na briga pelo título.

Honda:


Quando a equipe anuncia uma grande reforma no carro antes do início da temporada fica claro que o carro não "nasceu" bem. Tanto Rubens Barrichello quanto Jenson Button fizeram reclamções sobre o desempenho do RA107. Rubens, por exemplo, reclamou de instabilidade nas freadas, que ele e Jenson precisam frear antes dos outros pilotos. A esperança deles é que as mudanças previstas para a corrida da Malásia tenham efeito positivo sobre o desempenho do carro. Talvez eu seja um dos poucos que acreditam que Rubens ainda pode fazer algo na Fórmula 1. E um dos poucos que não acham graça em Button, que na minha opinião não mostrou a que veio, apesar de ter sido o piloto que deu à Honda a primeira vitória em seu retorno às pistas.

BMW Sauber:


Esta é a equipe que dará o maior salto na minha opinião. A BMW, quando comprou a Sauber, encontrou um boa estrutura logo de cara e o que fez foi aprimorar e adicionar elementos (leia-se dinheiro) na "brincadeira". Com formas criadas no novo túnel de vento, o F1.07 surpreendeu nos testes da pré-temporada. Nick Heidfeld tem nas mãos um carro que possibilitará a ele mostrar seu verdadeiro (não) valor. Robert Kubica já mostrou um certo talento, mas precisa se aprimorar: teve alguma dificuldade com os pneus, mais duros, que serão utilizados nesta temporada. Mesmo assim acho que se sairá melhor que Heidfeld no final. Será a quarta ou até a terceira equipe do campeonato, duelando com a Renault.

Toyota:


Quer aprender a jogar dinheiro fora? A Toyota te ensina. E pensar que a equipe já esteve no caminho certo, por exemplo, em 2003, quando Cristiano da Matta esteve por lá e mostrou sua competência. Competência aliás que falta a atual dupla de pilotos. Jarno Trulli, que nunca mostrou nada de excepcional, parece cada vez mais desmotivado e Ralf Schumacher... Esse é cara-de-pau... Dizer que está entre os três melhores da atualidade é sacanagem. Chamá-lo de "Half" Schumacher seria elogiá-lo. Enfim, a não ser que a Toyota faça do TF107 um carro rápido (o que acho improvável) ela fará o mesmo papel que fez em 2006. Nada.

Red Bull:


O RB3 é o primeiro modelo da Red Bull que sai de Milton Keynes com a assinatura de Adrian Newey. Somemos isso a troca de motores: sai o Ferrari e entra o Renault. Temos os destaques da Red Bull para 2007. Ah sim, devo falar dos pilotos... David Coulthard ainda está na Fórmula 1 pela diversão, pelas festas e pelas mulheres. É um bom garoto-propaganda, pelo seu estilo despojado, o que também pode ser um dos fatores pelos quais a Red Bull o mantém. Mark Webber foi contratado para esta temporada. Às vezes faz algumas voltas rápidas e só, nunca mostrou mais do que isso. Apesar disso, acredito que a equipe possa aparecer bem em algumas provas.

Williams:


A Williams tentará mostrar mais do que o pífio desempenho apresentado na temporada passada. A equipe de Frank Williams aposta suas fichas no FW29, com motor Toyota. Alexander Wurz volta a ser titular em uma equipe de Fórmula 1, pelo bom desempenho apresentado nos treinos de sexta-feira na temporada passada. Precisa mostrar o mesmo desempenho nas corridas agora. Nico Rosberg continua na equipe. Ainda não sei o que esperar deste jovem piloto, que fez uma excelente corrida de estréia no Bahrein ano passado mas afundou-se junto com a equipe no decorrer da temporada. Para finalizar, não me surpreenderia se a Williams aparecesse à frente da Toyota em algumas provas...

Toro Rosso:


"Deja vú"? Bom, esse carro acima é o STR2 (ou seria RB3?), novo carro da Toro Rosso (ou seria da Red Bull?). O que diferencia o RB3 do STR2? No STR2, o motor é Ferrari. E a pintura é muito mais bonita e criativa. Já o macacão... Vitantonio Liuzzi foi o responsável pela conquista do único ponto obtido pela equipe, tem lá seus méritos. Já Scott Speed só está lá para alavancar as vendas do energético na terra do Tio Sam. Porque "Speed" ele não tem (desculpem pelo trocadilho, não resisti). A equipe fará parte de um seleto grupo: a "turma do fundão".

Spyker:


A ex-Jordan, ex-Midland foi adquirida pela Spyker, fábrica holandesa de carros esportivos, no decorrer da temporada passada. Mike Gascoyne disse que apresentará um carro "revolucionário" no meio da temporada. O F8-VII, que será pilotado por Christijan Albers e pelo novato Adrian Sutil, terá motor Ferrari. Mesmo assim fará parte da "turma do fundão". Talvez tenha papel relevante nas transmissões brazucas, ou alguém duvida que mesmo com essas faixas "grafite" que foram incluídas na pintura nosso amigo "O narrador" confunda a Spyker com a Ferrari? É esperar para ver.

Super Aguri:


O time B da Honda, comandado pelo ex-piloto Aguri Suzuki, fará sua segunda temporada em 2007. Do novo carro, o SA07, nada se sabe. Durante os testes da pré-temporada o time testou com um carro interino que na verdade era muito parecido com o RA106 (ah, quem eu quero enganar... era o RA106!). Alguns dizem que é esse o carro, outros dizem que não... O mistério só será desvendado alguns dias antes do GP da Austrália. Na última corrida da temporada passada, em Interlagos, a Super Aguri mostrou um desempenho surpreendente. Takuma Sato e Anthony Davidson são pilotos rápidos. A tendência é que apareça na "turma do fundão", só que como primeira desta "turma".


Bom, são esses os meus palpites. Fiquem à vontade para concordar, discordar... Só não vale xingar, hein! Mais tarde eu volto.

CRÉDITO DAS FOTOS: autosport.com

Nenhum comentário: