quinta-feira, 31 de março de 2011

Coluna Curva 1

Previsível




Sebastian Vettel venceu o Grande Prêmio da Austrália com facilidade, todos nós já sabíamos que seria assim desde sábado. Previsível, certo? Mas não é sobre isso que quero escrever, o assunto já foi abordado anteriormente. Apenas quero aproveitar o "gancho" para falar sobre outros eventos previsíveis: as benditas das asas móveis, a zona de ultrapassagem e o KERS.

Essa asa traseira móvel é uma grande bobagem. Pode até ser que ela funcione em outras pistas, mas continuará sendo uma grande bobagem. E, em conjunto com a famigerada zona de ultrapassagem, fará a disputa ficar mais artificial do que já é.

Sem falar no Kers... Eu tenho que me controlar ao escrever sobre este dispositivo. Os defensores vão dizer que é ecológico e tal... Quer mais poluição do que pneus que se desgastam mais do que a borracha escolar que uso? E mais: tanto se falou em redução de custos... o KERS é um projeto baratíssimo, não? Insisto: está na cara que isso não vai dar certo.

O único item que saiu do script foi o pneu: o Pirelli não é tão diferente assim do Bridgestone, como se pensava até o início da corrida. A diferença de performance entre os compostos escolhidos para Melbourne também não foi tão grande quanto se imaginava. Assim que o funcionamento dos pneus for totalmente entendido pelas equipes, veremos a mesma quantidade de paradas da temporada passada.

Bom, por enquanto é só. Ando meio "enferrujado" para escrever colunas. Vamos aos destaques:


Destaques positivos:

- Vitaly Petrov: uma grata surpresa. Não cometeu erros, foi constante e rápido. O pódio apenas coroou um excelente final de semana.

- Sergio Pérez: o único a fazer apenas uma parada. Colocou Kobayashi "no bolso". Pelo visto não foi só dinheiro o motivo pelo qual ele foi contratado.

Destaques negativos:

- Felipe Massa: o que foi aquela rodada no Q3? Na corrida, longe, muito longe de seu companheiro de equipe, apesar da boa largada. Não ofereceu resistência quando Alonso tentou a ultrapassagem. A continuar assim...

- Rubens Barrichello: erro bobo e rodada no Q2, perdendo a chance de largar entre os dez primeiros. Começou a corrida bem, até chegar em Rosberg e estragar a prova de ambos.

- Sauber: pô, como vocês fazem isso com o Pérez (principalmente!) e o Kobayashi?




2 comentários:

Ron Groo disse...

De acordo... Este conjunto de novidades não tem nada de bom e nem de atrativo verdadeiramente.

Como diz Pandini: "-Melhor uma corrida chata de verdade que uma animada artificialmente."

E que corrida fizeram Petrov e Sério Perez, não?

Murilo Pavini disse...

Concordo que as mudanças são quastináveis, mas gosto de algumas delas. Eu gostei da asa traseira, o kers não me incomoda, mas os pneus são uma grande bobagem, é mais uma ideia sem noção do Bernie Ecclestone. Por que correr com pneus ruins, que esfarelam e são verdadeiros desperdícios de borracha. qual será a próxima grande ideia: usar pneus recauchutados ou jogar sabão na pista quando chover?