segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Lotus, Sauber e... Lotus?

Hoje "saíram do forno" 3 novos bólidos que participarão da temporada 2011 da F1. São eles:


Começamos pelo T128, do Lotus Team. Um carro diferente do seu antecessor, mas não muito. Deve brigar para não ficar no final do grid. A novidade é a presença de Luiz Razia entre os pilotos reservas. E o melhor (para ele) é a certeza de andar em algumas sextas-feiras.



Depois, foi a vez da Sauber apresentar o seu C30. Mais recheado de patrocínios (obrigado, Sergio Perez) do que o anterior e, para mim, mais bonito. O que será que Kobayashi conseguirá fazer com este carro?


A última apresentação do dia ficou por conta da Lotus Renault GP (até que se resolva este imbróglio esta será a forma que utilizarei para diferenciá-las). O R31 apareceu com uma asa traseira um pouco diferente e... pilotos reservas que - acredito que posso dizer isso - foram trazidos "na baciada". Parecem aqueles kits "pague 1 leve 2". Entre os pilotos estão Romain Grosejan (sim, acreditem!) e Bruno Senna.

Olha, até que não está tão ruim para o brasileiro. Grosejan vai correr na GP2 e Senna estará em todas as corridas. Vai que eles perdem a paciência com o Petrov...

Eu não posso deixar de dividir este pensamento com vocês. Ao ver o nome do Grupo Genii na carenagem, lembrei-me da Geni. Será que o Genii será visto da mesma forma que a Geni?

Para finalizar hoje, mais música. O Blackmore que me desculpe, mas o Morse arrebenta nesta música.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Ferrari e Mercedes, as primeiras



A Ferrari foi a primeira a apresentar seu carro para 2011, o F150. O bólido, aparentemente, não difere muito de seu antecessor. Tanto que os maiores comentários foram sobre o novo logotipo da equipe, uma propaganda descarada da Marlboro. Alonso e Massa já realizaram o "shakedown" do novo modelo.




No caso da Mercedes, eu diria que alguém deve ter levado uma bronca... O lançamento do W02 estava previsto para a próxima terça, mas o jornal alemão "Bild am Sonntag" (que nome hein...) conseguiu uma imagem da nova "Flecha de Prata" e a publicou na edição de hoje. O novo carro é totalmente diferente de seu antecessor.

Com o "vazamento", o pessoal da equipe resolveu se manifestar. Michael Schumacher disse, entre outras coisas:


"Arrumamos tudo o que estava errado. Melhorou significativamente."

Bom, o discurso de todos ao lançarem seus carros seguirá esta linha. Mas digo aqui desde já: fiquem de olho nesta Mercedes e em Schumacher. Ambos estão dispostos a provar que 2010 foi uma temporada atípica.

Aguardemos os próximos lançamentos. Por ora, fiquemos com Ed Motta, um dos poucos a fazer música boa neste país.




sábado, 22 de janeiro de 2011

Ah, as cores...



Ah, as cores. A Pirelli planeja diferenciar seus compostos através das cores em 2011. desde os super macios até os duros, as cores poderão variar entre o vermelho, branco, azul e amarelo. Em relação aos de pista molhada, os intermediários seriam vermelhos e os de chuva forte seriam amarelos.

Mais uma bobagem, claro. Como a regra que obriga os pilotos a usarem dois compostos de pneu diferentes. Por falar neste assunto: não contentes, os homens da Pirelli anunciaram que farão pneus que durem menos, para que os pilotos sejam obrigados a fazer mais paradas. Sobre isto, penso da mesma forma que o amigo Ron Groo.

Tudo isso não é novidade para ninguém, eu sei. Falei de tudo isso por que lembrei de um pneu que foi lançado na época da Copa do Mundo de 1998, pela Michelin: o Pneu Artilheiro.

A imagem fala por si só. Não conheci ninguém (até hoje) que tenha comprado estes pneus. Foram um fracasso de vendas.

Não sei o que a Pirelli pretende com as cores. Talvez ajude o Galvão... ou não...



terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Frescura



Sei que a notícia é de ontem, mas não posso deixar de dizer algo a respeito. Fernando Alonso e Felipe Massa andaram reclamando da quantidade de botões no volante de seus carros. Disseram, entre outras coisas, que "acabam, sem perceber, perdendo o foco na pilotagem".

Na minha opinião, uma grande frescura. Está tudo à mão. Eles provavelmente não se lembram de como era antigamente.

Obviamente, é pretensão demais de minha parte achar que eles possam vir a visitar este espaço, mas aqui fica um vídeo. Existiam poucos botões no volante, mas a trabalheira era grande.



"Fácil", não? Nada que demandasse muita atenção, como a simples troca de marchas, por exemplo...

Nota: a foto é do volante de 2010. Para este ano certamente teremos mais um botão, o do KERS. De qualuqer forma, continua sendo uma frescura.



terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Remendo

Narain Karthikeyan, novo piloto da Hispania, declarou que o carro de 2011 será uma versão melhorada do carro de 2010. O indiano utilizou o eufemismo para dizer que o carro será um verdadeiro "remendo". Um verdadeiro "Frankenstein", eu diria.

É, acredito que Bruno Senna teve sorte ao ser desligado da equipe...


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

"Desafinando?"


"Tio Bernie" anda preocupado com os sons da F1. A partir de 2013 os motores passarão a ter 4 cilindros, turbo e 1.6 L. Seguem as palavras do "Tio":

"Não ligo se o motor é 1,6 L ou 1,8 L. Estou preocupado é com o barulho. Se perdermos o som, perderemos uma grande coisa."

Jean Todt, atual presidente da FIA, tratou de "acalmá-lo":

"Posso garantir que os carros de F-1 para a temporada de 2013 serão muito empolgantes e produzirão um grande som."

Então que produzam um grande som, pois os de hoje já andam "fora do tom". Basta lembrarmos de alguns sons em um tempo não muito distante, eu diria. Um tempo em que não existiam restrições quanto ao número de clindros e cada fabricante "cantava" uma "nota" diferente, soando em perfeita "sinfonia".

Temporada de 1994. Vejamos:

Ferrari: motor Ferrari V12.



Williams: motor Renault V10.



Benetton: motor Ford V8.



Interessante, não? Difícil é acreditar que teremos esta "sinfonia" em 2013...


segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O automobilismo não é tudo (o texto)





Neste período de poucas notícias relevantes sobre o "circo" da F1, aproveito para cumprir uma promessa que fiz no final de 2009. Trata-se do texto que escrevi para participar de "O Grande Estagiário", a seleção para talentos do jornalismo, realizada pelo Grande Prêmio no longínquo ano de 2007. Divirtam-se (ou não!):


O automobilismo não é tudo


Andam dizendo por aí que o automobilismo não é tudo. Devem ter razão.

Afinal, automobilismo é um esporte fútil, no qual um bando de “malucos” pilotam seus carros para ver quem é o mais rápido. Mais “malucos” são os que assistem a isso e gostam. Para estes, também, o automobilismo não é tudo.

É “apenas” emocionar-se quando aquele piloto de quem tanto gosta alcança a tão sonhada vitória ou o título, é vibrar com uma ultrapassagem ao ponto de levantar da cadeira e cerrar o punho como se estivesse comemorando um feito próprio, é parar de fazer o que estiver fazendo para ouvir alguma notícia relacionada ao assunto, é “dispensar” quem quer que seja no horário da corrida. É “apenas” colecionar tudo que pode desde miniaturas, passando por livros, fotos, recortes de jornal, ingressos de uma corrida.

É “apenas” sentir cada pêlo do corpo se arrepiar ao ouvir pessoalmente pela primeira vez o “ronco” do motor de um carro de corrida e continuar a sentir isso nas outras vezes, é sorrir e ficar agitado - qual uma criança quando ganha um brinquedo – no momento em que entra no autódromo, é ter sentimentos que não podem ser explicados, é esquecer-se do dia-a-dia, sentir-se feliz.

Enfim, como dizem por aí, o automobilismo não é tudo. Devem ter razão.


P.S.: antes que eu me esqueça, este texto está devidamente registrado em cartório. Não sou nenhum "Machado de Assis" mas cuido do que é meu.


O recomeço





... E lá vamos nós, como diria uma certa bruxa em um certo desenho animado. Esta é mais uma tentativa de reativar este blog. Fiz algumas alterações no "layout", atualizei a lista de pilotos e equipes, entre outros "updates". Um novo topo (assim espero) será criado em breve.

Tentarei escrever o máximo que puder, sem comprometer os demais projetos (faculdade, trabalho, etc.)

Aos que quiserem visitar este espaço mais uma vez, eis aqui o meu recado: sejam bem-vindos!